domingo, 8 de maio de 2011

Curtas da semana #1: Inova Brasil, um pouco de Mondavi, o drink da plebéia, Bordeaux nas alturas e muito mais!

Prezados leitores, colegas e amantes do vinho: Hoje inauguro a coluna “Curtas da semana”, uma seção onde trarei sempre algumas informações relevantes da área, novidades e curiosidades recentes do mundo do vinho.
O “Curtas da Semana” vai ao ar todas as Segundas, acompanhe!
Nesta primeira edição a coluna cobre as informações dos dias 30/04 a 07/05. Uma forma rápida e descontraída de aprender um pouco mais sobre tudo o que aconteceu de interessante na última semana.
O Brasil, o mundo e o vinho conectados e reunidos em algumas linhas!

1. Primeiro vinho tipo Amarone do Brasil
A vinícola Luiz Argenta utilizará uma safra especial para a elaboração do primeiro vinho tipo Amarone do Brasil, onde foram colhidas manualmente 1.440 kg de Merlot e 360 kg de Cabernet Franc no pico máximo de maturação. A próxima etapa será desidratar estas uvas, para concentração dos aromas e açúcares para depois serem fermentadas. Os 1.800 kg de uva renderão apenas 650 garrafas deste vinho rico e estruturado, que deverá chegar a quase 16 graus de teor alcoólico e que só estará pronto em meados de 2015, após 2 anos de maturação em barris e 2 anos de envelhecimento em garrafa. O vinho ainda não tem nome, qual sua sugestão? A minha é: Primerone.

2. Sustentabilidade foi o tema do 3º Quality Wine na Fenavinho
Aconteceu nesta semana (03-04/05), em Bento Gonçalves e dentro da programação da Fenavinho 2011, o 3º Quality Wine, que trouxe como tema principal “A sustentabilidade e seus impactos no setor vitivinícola brasileiro”, conectado com as discussões mundiais sobre o tema. A promoção fica por conta da Ibravin e da Fiergs, com patrocínio do Sebrae e apoio da Apex-Brasil. Vai Brasil!

3. USA: Consumidores pretendem gastar mais com bebida alcoólica nos próximos meses
            É isso mesmo! Uma pesquisa feita nos Estados Unidos concluiu que nos próximos 12 meses, 87% dos consumidores pretende gastar a mesma quantia ou mais em bebida alcoólica. Reduzir, nunca! Onde eles pretendem gastar? Em primeiro estão os restaurantes (37%) seguido dos bares, com 21%. A pesquisa foi feita com 1.000 pessoas ao redor do país. Gastar com bebida simplesmente não, isso é investir no mercado interno. Certo?

4. Parceria entre Mondavi e Woodbridge cria o “Dark Matter”
            O Dark Matter, novo Zinfandel da região de Howell Mountain, é resultado da parceria entre a astronômica Mondavi e a Woodbridge. O projeto foi iniciado em 2005 e ficou em barris por quase quatro anos. A primeira safra, de 2005, e as duas seguintes foram maturadas em barris de carvalho francês. Novo projeto e novo mercado pela frente!

5. Sem Páscoa? Sem problemas para o vinho de mesa!
O vinho de mesa continua em uma ascensão ininterrupta desde o ano passado. Mesmo sem o feriado da Páscoa, a margem de vendas até Abril foi recorde dos últimos quatro anos nos EUA. Os reis de venda na faixa de U$ 7,00, são: em primeiro lugar e liderando absoluta a Santa Margherita, o vinho de Pinot Gris da Itália (para a surpresa de todos é uma marca de fora) seguido pelas marcas californianas Sonoma Cutrer, Rombauer, Stags’ Leap Wine Cellars e Decoy. A razão da liderança absoluta desta marca: capacidade de penetração no mercado.

6. Preços de Bordeaux fazem importadores americanos repensar
Com os preços dos vinhos de Bordeaux atingindo a estratosfera, mesmo comerciantes e importadores de peso dos EUA tiveram que repensar no negócio. “Nós pagamos caro por estes vinhos, se comprávamos 50 caixas, hoje apenas 25. E não está mais fácil vender vinhos deste porte como era antigamente” – disse John Kapon, CEO da Acker Merrall & Condit em New York. Barganhar, eis a questão.

7. O que você beberia em sua última noite de plebeu?
O casamento real (tão comentado) não pode entrar no Curtas da Semana pois ele aconteceu no dia 29.04, o que resultaria em mais de uma semana. Pois bem, como todos falaram do que foi servido no casamento, o espumante real e tudo mais, o blog Histórias e Vinhos foi atrás do que teve na noite anterior ao casamento, e descobriu que isso só foi divulgado nesta semana! Portanto, podemos dizer que o último drink de Kate Middleton como plebéia foi o chileno Casa Lapostolle Sauvignon Blanc 2009. Reunião em um hotel londrino com a família e amigos próximos, comemorado com o vinho de 30 libras (ou U$ 50 dólares). Creio eu que os representantes da Casa Lapostolle ficaram mais emocionados ao saber disso do que quando viram o beijo real. O que acha?

8. Eles denovo: A família real vai produzir espumante
Será que eles estavam esperando passar o casamento pra fazer este anúncio? Segundo o jornal americado The Daily Mail, a família real vai começar a produzir espumantes em Windsor Great Park, uma de suas propriedades. Aparentemente, eles vão plantar mais de 16.000 videiras nas próximas semanas. Vinho da família real, preço do povo plebeu?

9. Leia na íntegra outras notícias divulgadas esta semana e cobertas pelo Histórias e Vinhos:

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