segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Qual é o valor nutritivo do vinho?


O vinho é uma fonte razoável de energia, com baixos teores de vitaminas hidrossolúveis e minerais. O açúcar contribui muito pouco para seu conteúdo energético (exceto no caso dos vinhos licorosos, doces e suaves), que se deve essencialmente ao etanol, que possui cerca de 7 kcal/g (apenas para você ter uma idéia, contra as 9 kcal/g dos lipídios e 4 kcal/g os carboidratos).
Um exemplo disso é o fato de um litro de vinho seco, contendo cerca de 60 a 150 g de álcool por litro, chega a fornecer de 400 a 1.000 kcal. Ao contrário dos carboidratos ou gorduras, que podem ser armazenados no corpo, na forma de glicogênio e triglicerídeos, respectivamente, o álcool não precisa ser digerido, podendo ser diretamente absorvido pela parede intestinal.
Quanto ao teor de vitaminas, o vinho contém pequenas quantidades destes compostos, como vitaminas A, C e as do complexo B (B1, tiamina; B2, riboflavina e a B12, cianocobalamina), além de minerais, especialmente potássio e ferro. Contudo, é importante lembrarmos que o consumo excessivo de álcool pode causar distúrbios na absorção de outras vitaminas e minerais.
Pela tabela abaixo, você pode conferir o valor nutricional médio dos vinhos de mesa (Fonte da tabela: Emedix-UOL). 

Tabela – Valor nutricional do vinho tinto de mesa
Vinho, tinto, mesa
Quantidade
100 ml
Água (%)
88
Calorias
73,53
Proteína (g)
Traços
Gordura (g)
0
Ácido Graxo Saturado (g)
0
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)
0
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)
0
Colesterol (mg)
0
Carboidrato (g)
2,94
Cálcio (mg)
7,84
Fósforo (mg)
17,65
Ferro (mg)
0,39
Potássio (mg)
110,78
Sódio (mg)
4,9
Vitamina A (UI)
Valor não determinado
Vitamina A (Retinol Equivalente)
Valor não determinado
Tiamina (mg)
0
Riboflavina (mg)
0,03
Niacina (mg)
0,1
Ácido Ascórbico (mg)
0
_____________________________________________________
                                                                                                                                                 
Nos últimos anos, diversos trabalhos científicos têm relacionado o consumo de vinho com benefícios a saúde (como, por exemplo, nos dois últimos textos do blog Histórias e Vinhos, veja aqui e aqui). Os maiores responsáveis pelos efeitos benéficos do vinho são os chamados polifenóis, por possuírem um efeito antioxidante muito potente e ainda apresentarem ação antibiótica.
Entre os polifenóis mais estudados presentes nos vinhos, quanto a sua ação benéfica à saúde humana, destaca-se o resveratrol (ao lado), que possui ação protetora em relação às doenças cardiovasculares.
O consumo regular de vinho está associado a benefícios ao coração, circulação sanguínea, digestão, osteosporose, obesidade e outros.
Contudo, é importante ressaltar que estes benefícios só ocorrem quando o vinho é consumido com moderação, como parte de uma dieta balanceada e principalmente por pessoas que não tenham contra-indicação ao consumo de bebidas alcoólicas.
Mais do que nunca aquela frase histórica se faz valer: Faça do seu alimento, o seu medicamento.
Bons vinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário