quarta-feira, 4 de maio de 2011

A batalha “La Rioja” chega ao fim: Argentina continua com o direito de rotulagem

Doze anos de batalha jurídica e diplomática chegaram ao fim, pois a Argentina continua com o direito de rotular seus vinhos com “La Rioja” (mesmo nome da famosa região produtora espanhola)
A história começou no século XVI, quando um espanhol batizou uma cidade na Argentina com o nome de “Todos los Santos de la Nueva Rioja”, em homenagem a sua terra natal, enquanto o nome Rioja já está estampado na Espanha desde o século IX.
            Bom, se a história é antiga, o impasse é recente, sendo que nas últimas décadas os produtores espanhóis começaram a questionar se os Hermanos poderiam usar o mesmo nome para denominação de seus vinhos. O ponto central dessa grande preocupação é principalmente o fato de que os vinhos argentinos estavam começando a ganhar nome e prestígio na Europa e EUA.
            Então, em 1999 o Conselho Regulador Espanhol da D.O. Rioja entrou com a ação judicial, alegando que a mesma marcação nos produtos argentinos poderia confundir os consumidores.
E, recentemente, o Conselho decidiu que os vinhos têm diferenciação suficiente, permitindo manter os vinhos argentinos no mercado internacional com o nome “La Rioja”.
            Que assim seja.

Fonte: http://www.independent.ie (Robin Yapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário