quinta-feira, 5 de maio de 2011

Champanhes mais antigas do mundo vão a leilão: 200 anos de história e recorde nas cifras

          Em Julho do ano passado, na costa da Finlândia, um grupo de mergulhadores encontrou um lote com aproximadamente 150 garrafas em uma escuna naufragada no mar Báltico. Não se sabe ao certo, mas as estimativas apontam que o naufrágio da pequena embarcação ocorreu entre 1825 e 1830.
O governo local da província de Aaland (Finlândia) anunciou recentemente que irá leiloar 2 champanhes deste lote de 200 anos, que são consideradas como umas das mais antigas do mundo. O evento especial será realizado no dia 03 de Junho deste ano, na capital Mariehamn, pela casa de leilões Acker Merall and Condit.
Uma das garrafas leiloadas será da casa Veuve-Clicquot e a outra da extinta Juglar. Em Novembro do ano passado foram abertas algumas garrafas deste lote para que os grandes especialistas da área pudessem prová-las. Richard Juhlin, especialista em champanhes, descreveu a Juglar como “mais intensa e poderosa, com toque de cogumelos, enquando a V-C semelhante a Chardonnay, com notas de flores e cascas de limão”. A verdade é que o resultado foi unânime: estão em perfeito estado de conservação.
Juhlin acrescentou à Discovery que estas garrafas são incomparáveis no mercado pois, apesar de estipular um valor ao redor de 100.000,00 euros (ou U$ 144.925,00, nem colocarei as cifras em reais...), o valor pago poderá ser muito maior.
Resultado: Todas as estimativas apontam que teremos um possível recorde nas cifras pagas por cada garrafa. Considerando sua idade e sua história, por que não?


Legenda: Mergulhadores acham o lote histórico.
Foto: Anders Naesman Salvage – Discovery 

Nenhum comentário:

Postar um comentário