segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vinhos e a religião: Vinhos para a beatificação do Papa João Paulo II

Estas são algumas das garrafas de vinho com a imagem de João Paulo II, vendidas em uma enoteca no centro de Roma na Beatificação do Papa João Paulo II. A cerimônia aconteceu dia 01 de Maio de 2011, na presença de 1 milhão de fiéis...
           
  Fonte: Ansa.it

Aproveitando o tema, fui atrás de um pouco mais dessa relação entre a Religião e o Vinho. O fato é que ela é histórica e mais próxima do que podemos imaginar. Abaixo transcrevo um pouco dessa importância, que foi um dos temas abordados na Revista Almanaque do Vinho (n. 5) deste mês.

VINHO E A RELIGIÃO (Fonte: Almanaque do Vinho, n. 5)
No catolicismo o vinho está intimamente ligado a Jesus. Além da lendária transformação da água em vinho, realizada por ele a pedido de sua mãe nas bodas de Canaã, o acontecimento mais marcante de Cristo com a bebida foi durante a Última Ceia.
Em sua última refeição, depois de ter comido um pedaço de pão, Jesus tomou um cálice de vinho, levantou e disse aos apóstolos: “Este é o meu sangue”. Daí nasceu a Eucaristia, o momento mais importante da missa.
No momento da Eucaristia, o padre personifica Cristo (o pão representa o corpo, e o vinho o sangue) e repete as palavras proferidas durante a Santa Ceia.
Para a celebração, é necessário um vinho especial, especificado pelo Concílio de Trento. Segundo as leis, ele deve ser natural e genuíno, sem mistura de substâncias estranhas. Geralmente, o vinho usado nas missas é de alto teor alcoólico por não ser guardado em local refrigerado e também para mantê-lo íntegro por mais tempo, uma vez que é consumido aos poucos.
Para os católicos ortodoxos, a relação com o vinho é ainda mais próxima, pois durante as cerimônias de casamento os noivos tomam três goles cada um, da mesma taça, simbolizando o Pai, o Filho e o Espírito Santo. No Batismo, as crianças recebem uma quantidade mínima de vinho e pão.

____________________________________________________________________________

De 30.04 a 07.05 - O Brasil, o mundo e o vinho conectados e reunidos em algumas linhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário