quarta-feira, 11 de maio de 2011

Remover o rótulo das garrafas de vinho: Uma missão (quase) impossível!

Remover os rótulos das garrafas de vinho, essa pode ser considerada como uma tarefa quase impossível. Tenho certeza que muitas pessoas gostariam de ter alguns rótulos especiais guardados em álbum, para poder se lembrar da ocasião e do belo vinho degustado. O fato é que, na maioria dos casos, não é uma tarefa muito simples, principalmente quando se quer garantir a integridade total e manter sua arte intacta.
Existem diversas formas para se remover um rótulo, como a imersão em água, descascamento, corte, utilizando um removedor de etiquetas comercial (label off) e etc... Até algumas formas mais exóticas relatadas pela internet, de pessoas que usam o secador de cabelo pra tentar amolecer a cola. No site Brad & Dri's (Internet Guide to Wine FAQ) vocês poderão encontrar uma infinidade de técnicas para remover o tão esperado rótulo.
Mas vou mostrar em mais detalhes a técnica do site estrangeiro Grape-Nutz (um site muito bom por sinal), onde eles relatam sucesso na remoção dos rótulos, mergulhando a garrafa em água quente e usando uma lâmina, navalha ou estilete para a remoção. Aqui vai o método:

Passo 1) Mergulhe a garrafa vazia (isso é óbvio, não?) em um recipiente com água morna (não muito quente, em caso de temperaturas elevadas o rótulo poderá perder as cores originais). Adicione algumas gotas de detergente líquido neutro, mas cuidado, pois excesso de detergente pode esfacelar e estragar o rótulo. Em cerca de 20 minutos de imersão a maioria dos rótulos já estará pronta para ser retirada, salvo em alguns casos. Esses rótulos que não são facilmente removidos exigem mais trabalho e, neste caso, requerem a etapa seguinte:

Passo 2) Após os 20 minutos de imersão, o Grape-Nutz recomenda apoiar a garrafa deitada em uma superfície reta, com auxílio de uma toalha (para mantê-la imóvel), com a etiqueta apontada para cima. Após bem acomodado, vem o ato cirúrgico: deve-se em um movimento único e ininterrupto passar a navalha ou lâmina na parte traseira do rótulo (o autor faz no sentido de fora até o seu encontro, ou de cima para baixo da garrafa). E a partir daí você vai conseguindo tirar o rótulo (ver fotos abaixo).

A remoção do rótulo com auxílio de um estilete. Fonte: Grape-Nutz

O mais importante nesta etapa é tomar MUITO CUIDADO, fazer com segurança, em ângulo adequado e estável para evitar qualquer acidente: antes cortar o rótulo que a sua mão. Eu até acrescento uma dica: Nunca faça este procedimento no mesmo dia em que tiver consumido o vinho! E outra, caso tenha perdido o rótulo e realmente seja importante, mais um motivo para você consumir outra garrafa, certo?
Depois de retirar, se for necessário, retire os resíduos de cola antes do rótulo secar. Embora ainda úmido, o autor recomenda colocar uma pilha de livros ou qualquer peso em cima, para que ele se mantenha uniforme e plano.
O site Grape-Nutz recomenda e usa esta técnica por anos e acrescenta que o rótulo fica em excelente condição.

Passo 3) Se você já chegou até aqui, pode deixar o resultado, a coleção e a apresentação dos seus rótulos ainda melhor. Nesta etapa basta soltar a imaginação! Algumas dicas básicas são: Colá-los em algum cartaz, reunindo uma grande diversidade. Futuramente, você pode moldurar e o resultado fica ótimo (veja nas fotos abaixo). Se você preferir, pode digitalizar todos os rótulos ou mesmo guardá-los em um álbum de fotografias, organizado por data, por evento ou como preferir...

Os rótulos que viraram belos quadros, o prazer em cada um deles. Fonte: Grape-Nutz

Quando alguém olhar todos aqueles rótulos orgulhosamente estampados na parede, podem te perguntar se você realmente bebeu todos aqueles vinhos, e você pode responder com toda a convicção deste mundo: Pode apostar que sim!
O trabalho é grande e um pouco delicado, mas o resultado pode valer a pena. Tudo depende do seu gosto e do seu interesse. Mas, se você é como eu, o mais importante é guardar o conjunto, vinho e arte do rótulo, apenas nas melhores recordações!

___________________________________________________________________________

De 30.04 a 07.05 - O Brasil, o mundo e o vinho conectados e reunidos em algumas linhas!

15 comentários:

  1. Ótimo post! Seu blog está cada dia melhor...parabéns, para frente é que se anda!

    Abs e saúde

    ResponderExcluir
  2. Caro Gustavo,
    Depois de 15 anos tentando diversas técnicas e tendo taxa de sucesso muito insatisfatória, desisti!
    Hoje em dia, pego o smartphone e fotografo o rótulo... ainda de morra de vontade de arrancar os rótulos!
    Enfim, tudo é válido! Bela dica para os enófilos...

    Abs,

    Luiz Cola
    www.vinhosemaisvinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Grande Silvestre!
    Obrigado pela visita e pelo elogio. Fico feliz com a presença e pela visita!
    Fazendo o que se gosta e evoluindo, assim vamos. Parabéns pelo trabalho com o blog e bons vinhos!
    Abraços,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Prezado Luiz,
    Obrigado pela visita!
    Realmente é uma tarefa complicada, infelizmente. Eu tentei algumas vezes, mas o trabalho não é simples. É bonito ver o trabalho final depois de reunir tantos rótulos, mas hoje em dia estou apenas na fotografia também, rs.
    Grande abraço, mais uma vez obrigado.
    Bons vinhos!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Olá, já há alguns anos venho colecionando rótulos em wine journals onde guardo não apenas os próprios, mas também as informações sobre o vinho e sobre o momento de sua degustação.
    Utilizo um removedor de etiquetas (Label off), cujo resultado é 100% garantido e perfeito. Sugiro o da marca Oenophilia, que todos podem encontrar na Amazon.com e entrega direitinho aqui no Brasil.
    Boa sorte,
    Ricardo Garcia.
    Cheers!

    ResponderExcluir
  6. Olá Gustavo,

    adorei a dica.
    Parabéns pelo blog!

    Beijos
    Franciele

    ResponderExcluir
  7. Olá Ricardo, obrigado pela visita!
    Uma bela dica.
    Tenho certeza que seu material deve ser ótimo, acho que depois de alguns anos a coleção deve ficar muito bonita. Parabéns pela iniciativa.
    Vou dar uma olhada no produto...
    Obrigado pelo comentário, fica a dica para todos os leitores conhecerem o removedor!
    Grande abraço e bons vinhos!
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir
  8. tb uso o label off. mas não é 100% garantido.
    digamos que é 98%. os lindo rótulos de livio feluga são impossíveis.

    ResponderExcluir
  9. Prezado escritor do Mais um gole,
    Realmente não é uma tarefa fácil e uniforme.
    Hoje em dia apenas fotografo e tento guardar tudo em boas recordações.
    Grande abraço e obrigado pela visita.
    Bons vinhos!
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir
  10. O Segredo mais besta de retirar o rótulo é colocar agua dentro e fora da garrafa, e "cozinhá-la". Simples assim. A empregada lá de casa aprendeu e hoje ela tira rótulos como tira a sujeira de um prato. FACINHO!

    ResponderExcluir
  11. Olá "Rodharden",
    Obrigado pela visita.
    Ótima dica, realmente funciona... Nada como poder guardar alguns rótulos como lembranças...
    Grande abraço e bons vinhos.
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir
  12. Olá a todos!
    Até hoje não encontrei nada melhor para remover rótulos do que as etiquetas Labeloff. Depois que você pega o jeito (só tirando a parte impressa) fica facílimo e os rótulos ficam perfeitos. A etiqueta é totalmente transparente e ainda conserva bem os rótulos depois de colados.
    Dica: há uma empresa em Santa Catarina que vende essas etiquetas e também álbuns para colagem dos rótulos e registro das impressões sobre os vinhos: Axios Comércio Exterior - tem site no Facebook.
    Um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu Mac,
      Obrigado pela sua visita e gentil comentário.
      Realmente conheço as etiquetas e são uma boa alternativa.
      Estou pensando em atualizar este post com novidades que todos me enviaram e vou incluir teu comentário em breve.
      Obrigado ainda pela dica da empresa de SC, ainda não conhecia. Fica a dica para todos os leitores que passarem por aqui.
      Mais uma vez, obrigado pela mensagem e por compartilhar tua experiência com os rótulos, uma boa forma de guardar as lembranças de vinhos degustados.
      Grande abraço e bons vinhos,
      Gustavo
      [histórias e vinhos]

      Excluir
  13. Eu consigo um resultado de 90% das tentativa, colocando agua fervendo, dentro da garrafa e depois de um minuto retiro o rotulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por deixar o comentário, realmente é uma técnica mais simples e que permite recuperar o rótulo com boa margem de acerto. O mais importante é guardarmos as lembranças... Obrigado pela visita e participação. Grande abraço e bons vinhos!

      Excluir