segunda-feira, 16 de maio de 2011

Curtas da semana #2: Golpe em forma de requinte, um brinde a imaginação, videira guerreira, cuidado com o álcool, Parkeando, um pouco de Brasil e mais!

        Prezados colegas, mais um “Curtas da Semana” pra vocês, com algumas novidades e curiosidades, cobrindo o período de 08 a 15 de maio.
O Brasil, o mundo e o vinho conectados e reunidos em algumas linhas!
Acompanhe:

1. Expovinis divulga: Edição de 2011 foi recorde
           Foi divulgado esta semana que a 15ª edição da Expovinis, evento realizado de 26 a 28 de abril, bateu recorde em todos os sentidos. O Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte recebeu mais de 18.000 visitantes nos três dias de evento (contra 17 mil no ano anterior), que puderam visitar mais de 400 expositores e seus rótulos (enquanto na última edição foram aproximadamente 350). Mais um recorde: A presença de peso das vinícolas nacionais, ao total foram mais de 40. Diversidade e organização: Vida longa à Expovinis.

2. Ibravin no APAS 2011: Maior evento supermercadista do mundo aconteceu em São Paulo
O Ibravin participou, pela terceira vez consecutiva, do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados (Apas 2011), o maior evento supermercadista do mundo, de 09-12 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. O estande Vinhos do Brasil, contratado pelo Ibravin, abrigou 10 empresas que, além de vinhos e espumantes,  expuseram o suco de uva 100% natural pronto para beber. Divulgação, a alma do negócio.

3. Perini inovando no Brasil: novo sistema de rastreabilidade
A Perini é a primeira vinícola a implantar a rastreabilidade completa dos seus vinhos. A tecnologia garante que todas as etapas da elaboração dos produtos – desde a videira até a distribuição no mercado – passam por um rígido acompanhamento dos enólogos, técnicos e gestores. Foram investidos mais de R$ 700 mil no sistema de TI (Tecnologia da Informação) específico para rastreabilidade, segundo o diretor-presidente, Benildo Perini relata que “O resultado direto para o consumidor é mais qualidade em todos os rótulos da Perini”. Informação detalhada e precisa para cada rótulo, este é o futuro.

4. O golpe em forma de requinte
Lu Guangyu, gerente geral da gigante estatal de petróleo Sinopec, foi despedido depois que a empresa descobriu que ele gastou cerca de 1,6 milhões de yuans (245.000 dólares EUA), com dinheiro da empresa, para comprar garrafas de  Chateau Lafite-Rothschild 1996  e do licor chinês Moutai, ambos muito caros. As fontes não precisam a quantidade de garrafas adquiridas mas o que eu concluo é que, apesar de tudo, bom gosto ele tem...

5. Robert Parker: Entrevista na íntegra
           Nesta semana, o renomado crítico Robert Parker deu uma entrevista completa ao site do Wine Future 2011, evento em que ele e Jancis Robinson darão o ar da graça (relembre). A entrevista passeou por temas como o início da carreira, a importância de um crítico e etc. Ele disse que dentre todas as formas de divulgação, livros e o site, ele coloca mesmo o seu coração nas notas de degustação, pela importância que têm ao redor do mundo e, além disso, ele deixa um conselho para todos os escritores de vinho: “Acredite no que escreve, ignore o que os outros escrevem, tente ser sempre justo com os produtores e lembre-se sempre que o público é consumidor de vinho, os mesmos que julgarão se você é um fracasso ou um sucesso”. E depois de tantos vinhos perfeitos, ele ainda tem um tesouro na adega: Bordeaux 1982 que, além de grande vinho foi o que lançou sua carreira... Leia na íntegra aqui

6. Um brinde a imaginação: Crie a sua garrafa de vinho online!
         A nova campanha encontrada na internet é esta: Crie a sua própria garrafa de vinho! O desafio foi lançado por Ashwin Deo, fundador e diretor do Trinity Vinters, que lançou a nova marca de vinho chamada Turning Point no mês passado. A sua principal estratégia é de fazer os vinhos com um olhar vibrante e divertido, e eles estão propondo a todos para participar deste processo de criação!
            Ele mesmo convida para visitar o site www.turningpointwines.com e apresentar seu projeto. Você criará seu modelo e, para fazer o upload, você será direcionado para a plataforma de aplicativos no Facebook, onde poderá colocar sua arte e participar do processo. Como ele pretende escolher os melhores modelos? Pelos votos no site e pela equipe de design da empresa. Uma vez escolhido, ele vai para a garrafa. (Abaixo um modelo) Boa sorte!


            7. Videira guerreira
Uma videira de 500 anos, na Áustria, sobreviveu ao ataque de um vândalo que a cortou em pedaços cerca de dois meses atrás. Esta semana veio a boa notícia: começaram a aparecer novos brotos na videira. Vintner Hans Moser, responsável pela área declarou que “a espera para ver se a planta sobreviveria foi muito tensa, pois alguns viticultores da região disseram que seria muito improvável dela se recuperar”. Ele acrescenta que, em três anos, a videira poderá voltar a dar uvas. Além de ser importante para os vinhos da região e para o turismo, em 2009 ela foi avaliada por mais de 100.000 euros (cerca de $150.000 dólares). É pouco?

8. Atenção: Aussie Health Group diz não ao álcool
A organização de saúde Australiana emitiu um relatório declarando “não ao álcool, mesmo com moderação”, alertando aos consumidores de se absterem de álcool a fim de reduzir o risco de surgimento de câncer. Recentemente, o Conselho de Câncer da Austrália (CCA) divulgou que aproximadamente 5% de todos os cânceres no país são atribuídos ao consumo de álcool a longo prazo. Lembramos que diversos estudos sugerem que o consumo de vinho pode diminuir o risco de câncer e, por isso, alguns especialistas e profissionais do ramo de vinho estão criticando o relatório da CCA. E agora? Resta esperar.

9. Austrália como mercado emergente na China
           A reputação de Queensland, um dos seis estados Australianos, como produtor de vinhos emergentes está em crescente. Na semana passada, seus vinhos participaram de concurso em Pequim e levaram três medalhas de ouro. Vinhos premiados: Signature Collection Shiraz Viognier 2008 ($35), Signature Collection Chardonnay 2009 ($35) e Le Sauvage 'Wild Yeast' Cabernet Shiraz 2009 ($55). A exportação dos Australianos para a China começou em 2008 e agora dá indícios de que realmente vai aumentar muito, sendo que já a China é o mercado que mais cresce para os australianos. A crescente popularidade dos vinhos australianos e a sede chinesa.

            10. EUA: Terceiro maior fornecedor de vinho para o Canadá
           Os EUA tornaram-se o terceiro maior fornecedor de vinho para o Canadá, que comprou 30% mais vinhos em 2010 que no ano anterior. A quota do mercado americano subiu para 16%, apenas atrás de França e Itália mas à frente da Austrália, por exemplo. O crescimento em Quebec, maior mercado do Canadá, começa a dar indícios de que californianos Vintage podem chegar ao topo. O relatório aponta que os consumidores estão interessados em variedades dos EUA e que o preço é mais um atrativo.

11. Outros:

Nenhum comentário:

Postar um comentário