domingo, 15 de maio de 2011

As pessoas inteligentes bebem mais álcool?

Você já se perguntou se as pessoas inteligentes bebem mais álcool? Uma relação um tanto quanto inusitada, mas que a resposta é ainda mais surpreendente: SIM, os mais inteligentes estão propensos a consumir mais álcool!
Os pesquisadores ficaram surpresos com um estudo realizado em 2010, quando os dados do “National Child Development Study” no Reino Unido e do “National Longitudinal Study of Adolescent Health” dos Estados Unidos revelaram que as pessoas mais inteligentes realmente bebem mais.
A pesquisa rastreou a inteligência dos indivíduos até os 16 anos e, em seguida, quando adultos, e  demonstrou que as crianças que eram consideradas como “mais brilhantes” do que os outros da mesma faixa etária estavam consumindo mais álcool na vida adulta.
Os pesquisadores foram capazes de controlar outros fatores capazes de afetar a propensão de uma pessoa a beber, como estado civil, escolaridade e renda dos pais, classe social e rendimentos da família, sendo que os resultados permaneceram os mesmos: as crianças mais inteligentes estavam bebendo mais álcool quando adultos.
Depois das constatações, resta apenas uma consideração: Por que as pessoas inteligentes bebem mais álcool? Isso é o que ainda estão tentando entender. Alguns pesquisadores fazem a ressalva de que o consumo de álcool por prazer é um tema relativamente novo (cerca de 10 mil anos). Embora haja diversas especulações evolutivas no tema, eles crêem que as pessoas inteligentes tendem a experimentar coisas novas, mas que a relação é muito complexa e resultados concretos só serão desvendados no futuro.
Por isso, este escritor que vos escreve defende todas as pessoas que gostam de uma taça de vinho com o jantar, pois estão realmente comprando o seu passaporte para o futuro, com uma visão de prazer momentâneo e longevidade futura. Vinho é ciência, vinho é vida. A todos vocês que apreciam um bom vinho: nota 10.

Fonte: Discovery Channel
***Não custa lembrar: Moderação. Se beber, não dirija, seja inteligente.

5 comentários:

  1. estou encantado com tuas informações. vou colocar um link do teu blog direto no da minha vinicola em erechim, rio grande do sul. estamos trabalhando muito aqui e precisamos de luzes para acertar o caminho.
    antonio rodrigues
    CEO
    vinhos alto uruguai

    ResponderExcluir
  2. Prezado Antonio,
    Muito obrigado pela visita e pelas palavras carinhosas, de verdade.
    Fico feliz com o link e abertura de sua página para o Histórias e Vinhos.
    Me coloco a disposição para qualquer coisa que precisar, e saiba que o site está aberto a você e ao seus vinhos.
    Bom trabalho e que lhe traga bons frutos...
    Um grande abraço e bons vinhos.
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post Gustavo. Muito interessante - e inteligente também.
    E quanto ao seu último parágrafo, concordo 100% e assino embaixo.
    Bons vinhos e saúde a todos nós!

    Tiago
    www.universodosvinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Grande Tiago!
    Uma taça por dia, dia a dia, assim vamos levando a vida e tentando apreciar o que ela tem de melhor.
    Bons vinhos, sempre, meu caro colega.
    Abraços
    Gustavo
    [Histórias e Vinho]

    ResponderExcluir
  5. O grau de inteligência é inversamente proporcional ao de felicidade. Por isso bebemos mais.

    ResponderExcluir