quinta-feira, 26 de maio de 2011

A China em números: Muita sede chinesa para pouco vinho francês

“Os famosos produtores de Bordeaux não conseguem produzir vinho suficiente para satisfazer a sede chinesa”, relatou Xavier de Eizaguirre, administrador do Chateau Mouton Rothschild, Premier Cru e um dos mais famosos Chateau franceses, ao jornal Telegraph.
Ele ainda acrescentou que “quando os chineses estão dispostos a comprar toda a produção do ano, é difícil resistir”. Bom, se diluirmos todo este interesse ao fato que os cinco Premier Cru franceses, que incluem ainda Chateau Lafite Rothschild, Chateau Margaux, Chateau Latour and Chateau Haut-Brion, que produzem apenas de 180 a 200 mil garrafas de vinho por ano, realmente a produção francesa fica pequena perto de tamanha sede chinesa!
Como qualquer empresa de respeito, os franceses tentam aproveitar a oportunidade para acompanhar o mercado e, principalmente, fazer bons negócios. Mas o francês faz a ressalva que “além de abastecermos um mercado em expansão como este, temos que ter cuidado com os nossos clientes tradicionais do Reino Unido e Europa”.
Você que me lê e que sempre teve o sonho de consumir os Premier Cru, deve entender que o resultado desta caçada sem fim dos chineses multimilionários não podia ser outro: o preço destes vinhos triplicaram ou quadruplicaram no ano passado. Apenas pra exemplificar isso, uma caixa de Chateau Lafite 2009 foi vendida por £43.000 em Hong Kong, cerca de três vezes o preço alcançado em Londres. É pouco?
A solução futura e a longo prazo dos franceses: Produzir vinho na China!
E essa história sim, todo mundo sabe como vai acabar...

A China em números:
Fabricação de vinho: Começou a produzir vinho há 4.600 anos, mas a produção de vinhos modernos apenas a partir de 1892.
Forte abertura de mercado: Após 1980, depois de anos de isolamento devido a impostos, iniciando em um joint-venture conhecido como Dynasty Wine company, que hoje em dia ainda é uma potência e tem mais de 90 marcas.
Vinhos: Até 2005, 90% das uvas foram utilizadas para o vinho nacional (alguns estudiosos acreditam que dentro de 50 anos o vinho chinês poderá ser um rival a altura dos vinhos de Bordeaux).
Produção: Maior região produtora é Yantai-Penglai, com mais de 140 vinícolas que produzem cerca de 40% de todo o vinho chinês.
Mercado: Entre 2001 e 2006, o mercado de vinhos cresceu 68%. As três grandes empresas que dominam o mercado são Changyu, Great Wall e Dynasty.
Preferência: 90% de todo o vinho consumido na China é tinto.


Afinal, porque você acha que a bandeira deles é dessa cor?
___________________________________________________________________________

- "Histórias e Vinhos" está concorrendo ao Prêmio TOPBLOG 2011. Por favor, vote ao lado direito! Não custa nada e é mais rápido que abrir um vinho. Muito obrigado e bons vinhos!

De 15.05 a 22.05 - O Brasil, o mundo e o vinho conectados e reunidos em algumas linhas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário