sexta-feira, 27 de maio de 2011

Regra para harmonizar vinhos e alimentos grelhados: Não ter regra!

Há algo de divertido e aventureiro com as harmonizações de vinho e pratos diferentes, cada um tem o seu toque, o seu pensamento, a sua intuição e um paladar específico. No caso da combinação com alimentos grelhados, a única regra que devemos ter em mente é a de não ter nenhuma regra. Você deve se sentir livre para arriscar e se aventurar, para buscar novas combinações de aromas e sabores.
A arte culinária de grelhar é tão diversificada quanto os próprios vinhos e pode conferir resultados saborosos aos alimentos, como legumes, queijos, vegetais, carnes brancas e vermelhas. E sim, trata-se de uma arte, pois ela deve ser feita de maneira cautelosa para preservar as qualidades dos alimentos, suas características atrativas, e o resultado deve deixar o prato tenro, suculento e ainda mais atrativo (devido aos novos compostos de aroma e sabor formados com a adição de calor).
No caso dos alimentos grelhados, como eles adquirem um sabor mais característico, em muitos casos os tintos poderão ser um acompanhante certo, que podem conferir características parecidas de sabor.
O intuito deste texto é passar algumas dicas que possam ajudar nas futuras combinações, mas lembre-se: Experimente inovar!

Carnes vermelhas
            Vinho e carne vermelha: Aqui mora a combinação milenar e uma paixão mundial. Ousaria dizer que a carne vermelha está para o vinho assim como a vida é feita para bons momentos.
Aqui você pode optar por vinhos até mesmo mais encorpados, ou com um pouco mais de tanicidade que deixarão o seu vinho a altura do seu prato, ou mesmo vinhos mais jovens no caso da grelhagem ser rápida e em carnes mais leves. Dois exemplos disso, assinados pelo Histórias e Vinhos, são:
Uma dica interessante seria abrir um belo tinto jovem, com pouco tempo de madeira, para combinar com uma vitela grelhada, acompanhada com batatas pequenas e cogumelos, pois a complexidade de aromas e sabores será indescritível.
Outro prato maravilhoso seria optar por um filé suculento, como um belo filé mignon, acompanhado com um purê de cenoura, e neste caso você poderia colocar a mesa um tinto mais encorpado, que seria um bom momento para se desfrutar.
Como as combinações de carnes vermelhas e vinhos são infinitas, eu ressalto um ponto importante para começarmos a diferenciar, que está nos vinhos de corte. Tente atentar as interações das diferentes variedades de uvas, e suas proporções, no prato servido. Um corte com as tradicionais Cabernet Sauvignon, Syraz e Merlot pode, por exemplo, complementar bem um prato com cordeiro grelhado, acompanhado com frutas secas e queijos. Mas, lembre-se que uma combinação de uvas diferentes pode te levar a novas experiências de sabor e aroma.

Peixes
No caso de peixes gordurosos, como salmão ou truta, você pode optar por vinhos jovens, que ainda tem um toque fresco que vai interagir com a suculência destes peixes, deixando o resultado ainda melhor. No caso de um almoço ou janta onde não será servido apenas o peixe, mas outras carnes, o vinho tinto também é mais recomendável, pois ele combinará com uma maior variedade de pratos grelhados.
Mas, se você pretende convidar seus amigos para um almoço ensolarado de domingo, onde será servido um delicioso salmão grelhado, acompanhado com vegetais grelhados, você pode muito bem optar por um branco encorpado. Os toques de madeira casarão perfeitamente com as notas tostadas provenientes da grelha, uma fábrica de sabores. Mas não se preocupe, mesmo um branco mais jovem da sua adega acompanharia bem o momento e deixaria a ocasião ainda mais refrescante. Esta é a beleza da combinação, não ter segredos e não ter complicação.

Aves ou suínos
Pense no quão interessante seria o resultado de costeletas de porco saindo da grelha, acompanhadas com um vinho tinto jovem, preferencialmente um corte mais suave... Indescritível.
Quando for harmonizar aves e suínos grelhados, opte por vinhos com acidez equilibrada, fruta macia e uma pitada de originalidade para torná-lo um par perfeito.
Um cuidado especial com estas carnes é não salgar muito os pratos, isso realmente não seria um bom companheiro do seu vinho e destacaria muito seu teor alcoólico.

Para finalizar...
Procure vinhos honestos e acessíveis, que representem o momento e a companhia, pois combinar vai muito além do que você tem no prato e na taça.
O vinho selecionado deve ser complexo o suficiente para acompanhar bem as carnes grelhadas, mas descomplicado o bastante para combinar com a roda de amigos e as conversas descompromissadas.
            E o mais importante, se você gostou, a harmonização foi um bom motivo.
            Bom apetite e bons vinhos...

___________________________________________________________________________

"Histórias e Vinhos" está concorrendo ao Prêmio TOPBLOG 2011. Por favor, vote ao lado direito! Não custa nada e é mais rápido que abrir um vinho. Muito obrigado e bons vinhos!

De 15.05 a 22.05 - O Brasil, o mundo e o vinho conectados e reunidos em algumas linhas! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário