terça-feira, 24 de maio de 2011

Curtas da semana #3: Brasil e medalhas enológicas, o vinho do elefante, o Pinot Noir mais caro do mundo, África do Sul em alerta, os beberrões, e muito mais...

E o “Curtas da Semana” está de volta, infelizmente com um dia de atraso. A segunda-feira foi um daqueles dias pesados e, pra colaborar, meu computador deu pane e eu perdi praticamente tudo o que tinha nele. Um daqueles dias que o único jeito de dar uma acalmada é voltar pra casa, abrir um vinho e tentar relaxar.
Bom, a terceira edição do curtas vem repleta de Brasil, prêmios e novidades, além de notícias do exterior. O período coberto foi de 15-22 de Maio. Uma semana repleta de eventos e resultados de premiações, além de muitas outras coisas interessantes. Acompanhe!

1. O Pinot Noir mais caro do mundo
            No dia 17 as cifras subiram, quando um colecionador arrematou um lote de vinhos da Christie´s em Genebra, Suiça. O americano adquiriu um Domaine de la Romanée-Conti 1945 por $123,899 dólares, o que superou em quase 50% o maior valor já pago por um Borgonha de 750 mL. Alguns fatos explicam, em partes, o valor alçando: Apenas 600 garrafas deste vinho foram feitas e a safra de 1945 foi a última colheita pré-filoxera, sendo que o Romanée-Conti voltou a produzir vinhos apenas em 1952. Um brinde a Pinot Noir, a Borgonha e a este vinho raro e valioso!

2. O vinho do elefante
           Sexta-feira passada foi um grande dia para o famoso elefante George, pois o vinho que ele ajudou a fazer foi finalmente lançado! Quase 100 pessoas foram visitar o elefante no Wildlife Safari, para desfrutar da presença dos animais e principalmente para degustar o novo Riesling lançado no mercado. No ano passado, o gigante George ajudou a fazer a famosa pisa das uvas, e após o vinho foi processado e engarrafado pela
Reustle-Prayer Rock Vineyards. O evento de lançamento teve o intuito de arrecadar dinheiro para as instalações do safari, e todos que compraram o vinho ainda ganharam a assinatura do próprio. Um vinho de muito peso, Michel Rolland que se cuide!


            3. África do Sul em alerta!
Os produtores de vinho na África do Sul estão em estado de alerta e prevêem que as vinícolas enfrentarão um problema de escassez de uvas nos próximos 5 anos. Me permitam fazer um paralelo simples deste motivo com a bolsa de valores, mas nos últimos anos a oferta do país foi muito grande, com isto, muitos agricultores começaram a remover sem renovar. Se quando as ações estão em baixa, a tendência é comprar. Agora, lá na África do Sul, todo mundo vai plantar!

4. Brasil: 52 medalhas enológicas
Engana-se quem pensa que só agora nossos produtores estão participando ativamente nos concursos internacionais. O Brasil tem um histórico vencedor em competições enológicas. Só neste ano já são 52 medalhas conquistadas. Confira os resultados abaixo computados pelo Vinhos do Brasil:

Vinalies Internationales 2011 (fevereiro, França): 12 medalhas
Chardonnay du Monde (março, França): 4 medalhas
Thessaloniki International Wine Competition (março, Grécia): 2 medalhas
Vinitaly 2011 (março, Itália): 5 medalhas
Challenge International du Vin (abril, França): 4 medalhas
The International Wine Challenge 2011 (maio, Inglaterra): 25 medalhas

São 52 passos para um futuro próspero.

5. Informação renovada no Reino Unido
Nada mais nada menos que 11 milhões de consumidores regulares de vinho no Reino Unido, aproximadamente 40% do total, buscam informações na internet sobre o vinho, o que estão consumindo, novidades e etc. Além disso, deste total, cerca de 8 milhões de pessoas, ou 28%, compraram vinhos online nos últimos três meses, um mercado em expansão devido a sua praticidade. Se você tem um blog ou um site sobre vinhos e reparou que tem recebido visitas do Reino Unido, agora não é mais um motivo para surpresa, pois eles estão surfando, bebendo e aprendendo!

6. International Wine Challenge
Excelente desempenho dos rótulos nacionais no International Wine Challenge 2011, renomado concurso internacional realizado em Londres. A participação histórica dos vinhos brasileiro rendeu o recorde de 25 medalhas recebidas este ano, 150% a mais do que na edição passada. Do total de amostras enviadas, 69,4% foram premiadas. Dentre os prêmios, o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro desde que passou a enviar amostras à premiação, arrematado pelo espumante Grand Legado Brut Champenoise, da vinícola Wine Park. Uma bela passagem dos nossos vinhos pela Inglaterra, um destino certo!

7. Vinhos brasileiros e milhões
O ótimo desempenho dos vinhos brasileiros no Wine Challenge 2011 (Londres) se refletiu imediatamente na feira, onde a prospecção de negócios dos vinhos brasileiros para os próximos 12 meses alcançou US$ 1,7 milhão. Cerca de US$ 250 mil foram fechados na feira pelas 10 vinícolas integrantes do estande coletivo do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Wines of Brasil também fecharam novos contratos de exportação para países como o Reino Unido e a Noruega e comemoram a entrada dos produtos brasileiros em alguns dos mais renomados restaurantes de Londres. Vai Brasil.

8. Decanter World Wine Awards 2011
Nesta semana foram divulgados os vencedores do Decanter World Wine Awards 2011. Conheçam os vencedores, procurem saber um pouco mais, pois em breve você ainda vai ouvir falar muito destes vinhos australianos, chilenos, argentinos e por aí a fora. Aqui você pode ver todos os premiados, posições, medalhas e afins, de acordo com suas preferências por país ou mesmo por variedade: www.decanter.com/dwwa. Agora é só procurar o que quiser degustar. Bons vinhos.

9. Os beberrões
Os cidadãos da pequena República da Moldávia são os maiores consumidores de álcool puro do mundo. Eles bebem o equivalente a mais de 18 litros de álcool puro por ano, o que representa quase três vezes mais que a média global, de 6,1 litros por pessoa, por ano. Fique por dentro dos países mais etílicos do mundo:
(Consumo estimado de álcool por pessoa, em litros)
Moldávia: 18,22
República Checa: 16,45
Hungria: 16,27
Rússia: 15,76
Ucrânia: 15,6
Estônia: 15,57
Andorra: 15,48
Romênia: 15,3
Eslovênia: 15,19
Bielorússia: 15,13
Reino Unido: 13,37


10. A adega do governo
Nesta semana que o Curtas da Semana faz o resumo, foram divulgadas as fotos da milionária adega do governo britânico. 2 milhões de libras em relíquias intocadas. Se ainda não viu, vale a pena. Veja aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário