quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os 10 países que mais consumirão vinho em 2014

Enquanto no Brasil só se fala nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, no mundo do vinho o panorama e as expectativas são outros! Surgem, desde já, as primeiras previsões sobre o consumo de vinho e as estimativas sobre os maiores consumidores de vinho no mundo, de agora até o tão esperado (não por mim) ano de 2014.
Apesar de se esperar, de forma geral, a mesma continuidade na ascensão do consumo mundial de vinho até 2014, será que serão os mesmos países tradicionais liderando este consumo daqui a 2 anos? E quais os novos países despontando na lista?
Todas as predições têm um único objetivo: ter um sólido indicador das tendências futuras, que pode ser um fator-chave para este segmento do mercado.
Segundo a pesquisa proposta Vinexpo, as primeiras observações mostraram que a supremacia da Itália até 2010 já começou a ter variações a partir do ano passado, sendo que o panorama pode mudar em 2012. A pesquisa ainda ressalta alguns países emergentes e em ascensão quando o assunto é vinho: EUA, China e Rússia.
As quedas mais claras serão observadas na Europa, enquanto nas outras regiões, a previsão é o mesmo consumo, ou uma elevação. E uma conclusão do que já estamos vendo agora poderá ser realmente evidenciada: EUA serão os maiores consumidores de vinho, a frente da Itália e França, quando considerado o consumo TOTAL de vinho, por volume. As previsões indicam que o consumo americano deverá continuar crescendo em 10% nos próximos 2 anos, sendo que em 2011 foram 3.735 bilhões de garrafas, ou o equivalente a 311 milhões de caixas de 9L (ou 12 garrafas de 750 mL).
Outra futura potência: China. Em 2010, o mercado já havia crescido em mais de 33% (comparado a 2009), enquanto em 2011 chegou a um consumo de 156,19 milhões de caixas de 9L (ou 12 garrafas de 750 mL), que colocou o país em quinto lugar entre as cinco maiores nações consumidoras de vinho, a frente, por exemplo, do Reino Unido.
Na sequência, a lista dos países “TOP 10” consumidores de vinhos, seguindo as previsões e dados coletados pela Vinexpo. Vale ressaltar que a pesquisa não inclui o consumo de espumantes. Todos os créditos são da Vinexpo e pesquisa foi feita em parceria com a organização “IWSR”, no período de 2009 a 2014, publicada pela revista The Drinks Business, considerando 28 países produtores de vinho e 114 mercados onde o vinho é consumido.
Vamos ao TOP10 de 2014:

1. Estados Unidos:
Na liderança futura e encabeçando a tabela classificativa estão os EUA, guiado pelo maior interesse dos jovens pela cultura do vinho. A pesquisa mostrou que em 2011, as variedades que mais chamaram a atenção do consumidor foram Pinot Noir, Riesling e Sauvignon Blanc, enquanto o mercado importador aumentou em 24%, abrindo suas portas e prateleiras, em sua maioria, para os novos favoritos vindos da Argentina e Nova Zelândia.
Aumento esperado até 2014: 9,3%, equivalente a 315 milhões de caixas de 9L (ou 12 garrafas de 750 mL).

2. Itália
A ligação direta com a perda do posto pode estar relacionada a uma nova estatística, que mostra que, enquanto 69% dos italianos de mais de 65 anos bebem vinho todos os dias, esse número despenca para apenas 13% para os italianos menores de 35 anos. Exatamente por isso eu confirmo: As crianças e adolescentes são o futuro do Brasil!!! O fato é que esta queda está relacionada ao aumento no preço dos vinhos ou quanto estão dispostos a gastar, sendo que para 50% dos italianos essa quantia não passa da bagatela de 3 euros.

3. França
Mesmo que um mercado tradicional e forte, a Vinexpo prevê um decaimento de 4% no consumo de vinhos até 2014. Esta tendência já tem sido esperada e observada, ainda que discretamente, desde 2008, quando o consumo dos adultos passou a ser de apenas um copo por dia (ou 43 L de vinho).
Será mesmo que a famosa “La crise viticole” é realmente válida para um país que ainda está entre as grandes nações do vinho em 2011?

 4. Alemanha
Os alemães aparecem na quarta colocação para 2014, com um total projetado para ser de 241 milhões. Um aumento de 0,38% do seu total em 2010.
Segundo a pesquisa, a Riesling ainda será a preferida, seguida de Pinot Noir, Pinot Gris, Pinot Blanc e Sylvaner.

 5. Reino Unido
As cifras coletadas para o Reino Unido nos próximos anos prevêem um declínio no consumo de 4,13% e uma queda per capita de 26 para 24 litros/ano, seguindo a tendência já instaurada do “beber menos e melhor”. Ainda assim, ai estão eles de volta aos 5 países que mais consomem vinho (volume consumido).

6. China
Segundo a própria pesquisa destaca: Esta é uma posição que poderá estar facilmente deslocada em 2014. Cá pra nós, tendo em vista o crescimento do mercado e aumento exponencial do consumo de vinho neste país de dimensões tão grandes quanto sua própria sede, não é de se duvidar.
Para 2014, a Vinexpo espera que o consumo atinja a casa de 127 milhões de caixas de 9 L e engolindo a sexta posição da lista. No espaço de 4 anos, de 2005 a 2009, o mercado cresceu nada menos que 104%. Qual será a diferença entre 2010 e 2014?
Ainda não se sabe, mas quando se compara o consumo per capita de outros países com alto consumo, percebe-se o potencial do mercado chinês.

7. Argentina
O consenso dos especialistas é unânime: Se a argentina quer passar os desenfreados chineses, deve consumir mais para diminuir o decaimento de 5% observado atualmente.
As exportações em alta, mas fica a dica: Argentina, concentre-se mais em seus brancos...

8. Espanha
Ainda com previsões de decréscimo no consumo (5% já em 2012), a Espanha aparece na oitava posição.
A luta do país com a economia e o alto índice de desemprego estão fazendo a nova geração descobrir que pode comer sem ter o velho vinho como acompanhante. E isso não é novo, pois há muito tempo o consumo que já foi da espantosa marca de 70 litros/pessoa/ano, agora não é mais que um “modesto” 20 litros/pessoa/ano.
O ponto positivo é que as importações do Reino Unido, que já são altas, também tendem a aumentar e dar um novo berço aos vinhos de Ribera Del Duero e tantos outros.

9. Rússia
Até 2014, espera-se um aumento de 9% no consumo de vinho (entre 2005 e 2009 foi de 50%).
Mercado investidor também para os vinhos?

10. Romênia
A previsão é otimista para este país, mas não mais que seu consumo de vinho, sendo esperado um aumento de 2,81% (2010-2014) para se aproximar dos 2,82% observados entre 2005 e 2009.
A população de 21,4 milhões de habitantes deve abrir uma boa quantidade de rolhas, sendo ainda considerado um bom mercado investidos para os vinhos caros. Ainda que o consumo per capita de vinho seja modesto frente ao gigantesco consumo de cerveja, ai vão eles.

E o Brasil em 2014?
Ah é, teremos a Copa do Mundo: Salva e guarda esta previsão pra você ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário