segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bons aplicativos para você ficar ligado no mundo do vinho!

No celular, no tablet, no computador, sistema Android ou Apple, não importa! A diversidade de aplicativos para ficar ligado no mundo do vinho se multiplicam a cada dia, o que é muito interessante pois abrem diversas possibilidades para que você possa ter um aplicativo para leitura, atualização, para ter mais informações sobre vinhos ou até mesmo algum aplicativo que auxilie no controle de sua adega. Fiquem com algumas dicas de bons aplicativos e, claro, caso tenha qualquer sugestão envie para o “Histórias e Vinhos”, pois será muito bem-vinda.

Para pesquisa sobre vinhos, harmonizações e informações gerais: 
- Hello Vino: ótimo aplicativo para sugestão de harmonização de vinhos e pratos. Ele não é como a maioria, genéricos ou específicos demais, trazendo boas dicas e conselhos acessíveis. Em alguns casos traz boas informações sobre o vinho, denominação, produtor e assim por diante. Paralelo a isso, você pode pesquisar por prato ou por combinação. Ainda é possível armazenar lembranças sobre rótulos degustados e ainda reconhecimento de etiqueta. Outros pontos positivos: Possui áudio, pesquisa por denominação e é grátis. (Utilização: iPhone)
- Cor.kz Wine Info: Um ótimo  e completo aplicativo sobre vinhos, que te permite pesquisar rótulos em uma biblioteca grande, fazer buscas utilizando o código de barras, fazer comparação entre vinhos, administrar sua adega, faz busca de preços online e etc. Ponto positivo: Muitas informações e possibilidades. Ponto negativo: É pago, U$2,99. 
- Wine Angel: Desde uvas e vinhos até mapas vinícolas e alimentos para harmonização. Peguei a pouco tempo e ainda estou conhecendo. Ainda traz algumas informações sobre como degustar vinhos, vídeos informativos e possibilidade registrar suas próprias notas de degustação. Aplicativo pago, U$2,99.
- Wine Snob: Um dos muitos aplicativos que te permite dar nota e controlar seus vinhos degustados. Fácil de navegar e utilizar e não tem nada de esnobe. Traz boas informações de harmonização e sobre vinhos em geral. Aplicativo grátis.
- Drync Wine: Controle os vinhos que já bebeu, os que têm e que pretende comprar. Tem uma área interessante para os Top Wines e te permite fazer buscas por marca, notas e buscar vinhos para compra online (para nós, brasileiros, um pouco mais complicado). Versão livre ou Pro (U$3,99).

Para leitura e referência:
- Enoblogs: A versão digital do maior portal de vinhos brasileiro, com sites e blogs sobre vinhos. Ponto positivo: Em português, variedade de blogs, textos diversos, atualização constante e é grátis. (Utilização: iPhone e iPad)
- Wines and Vines: Aplicativo com muitas informações pra ter acesso sempre sobre vinhos e harmonizações. Minha opinião pessoal é que ele tem muitas informações sobre diversos tipos de uvas, o que é interessante, mas acaba pecando em informações de outras áreas. Aplicativo pago: U$2,99.
- Food and Wine: se estiver disposto a adquirir algum exemplar da revista Food and Wine, cada exemplar online fica por U$3,99.

E alguns outros relacionados:
- Instagram: Para arquivar e compartilhar boas fotos de seus rótulos degustados.
- All Recipes: Uso e também recomendo. Um livro de receitas muito completo, tem de tudo. (Ponto positivo: Grátis. Ponto negativo: Em inglês, então algumas coisas de algumas receitas devem ser adaptadas)
- Urbanspoon e Yelp: Está viajando e quer descobrir onde tem um bom restaurante próximo a você? Clique e confira, com dicas, avaliações e sugestões dos restaurantes.
- Mixology: Quer se lançar no mundo de coquetéis e drinks? Então dê uma olhada neste aplicativo, fácil de navegar e útil para se preparar coquetéis e saber como misturar tudo o que você tem guardado ai para fazer um bom drink. É grátis mas você pode pagar pela versão mais completa.

            Espero que você aproveite alguns destes aplicativos, e se tiver qualquer sugestão será muito bem-vinda. Ainda faltam aplicativos em português, o que é uma pena.
Aproveite o mundo do vinho no seu bolso, a qualquer momento e qualquer lugar, para informações, harmonizações e para lembrança de bons rótulos degustados.
            Até a próxima e bons vinhos...

5 comentários:

  1. Adorei o post!
    Como sempre o Histórias e Vinhos arrasando!
    Muito informativo agora que estamos na era dos tablets!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo gentil comentário, de verdade.
    Realmente temos que buscar novos aplicativos, tem muita coisa saindo e é bom desde irmos "filtrando" o que vale a pena acompanhar!
    Bons vinhos e boas leituras!
    Grande abraço
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir
  3. Olá JP (Arquitetando a Cozinha)
    Obrigado pela visita.
    Espero que aproveite as dicas, sempre é útil ter um aplicativo pra acompanharmos as novidades e nos ajudar nos momentos das escolhas.
    Grande abraço e bons vinhos,
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir
  4. Olá Raul, boa noite.
    Obrigado pelo seu contato.
    Com certeza podemos partilhar Link, acompanhei seu blog e é um espaço muito interessante. Vou providenciar o seu link aqui no Histórias e Vinhos.
    Um grande abraço e obrigado pelo contato,
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir