sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tudo o que você precisa saber para selecionar um vinho: Guia básico

O “Histórias e Vinhos” criou um pequeno guia básico para ajudar todos os indecisos na hora de escolher qual vinho comprar. Esta hora deve ser, no mínimo, tranqüila e sem complicações. Então, lembre-se sempre deste resumo do que você precisa saber:
            - Não tenha medo de confiar nos especialistas. Muito pelo contrário.
            - Opte por vinhos de regiões e variedades que aprecia.
            - Gaste seu dinheiro com sabedoria: O preço não é tudo.
- Leia sobre o vinho, para conhecer alguns detalhes adicionais.
- Deguste lenta e prazerosamente, para apreciar suas complexidades.

Todas as vezes a que somos destinados a uma escolha, ao mesmo tempo, estamos sujeitos a dois destinos: o erro ou o acerto. Se considerarmos a noite como o 100%, a escolha da(s) garrafa(s) de vinho poderão somar mais pontos para você (isso quando estamos considerando de que o vinho será parte integrante, e não uma noite apenas para a degustação de vinhos).
Seja qual for a ocasião, uma simples reunião com os amigos para comer uma pizza, um jantar mais requintado para os convidados ou um jantar romântico a dois, escolher o vinho certo terá um impacto muito grande para a ocasião e, em outra escala, refletir um pouco de você.
Pelas fontes de vinho em geral, você poderá encontrar uma série de regras para a sua escolha, que fazem com que este processo de seleção se torne um ato envolvido com equações de risco. Mas, felizmente, o que o Histórias e Vinhos quer com este guia básico é facilitar o seu processo, com menos regras e mais prazer.
Você pode se basear no texto aqui desenvolvido mas sempre e, principalmente, use o bom senso. Ele te guiará como ninguém! E assim o resultado será positivo, pois cada vez que você fizer o estalo da garrafa sendo aberta trará sorrisos sinceros aos seus convidados e tornará o momento inesquecível enquanto durar.
            Vamos a algumas dicas:

            Pergunte a um especialista:
            O mais importante deste item é para todos aqueles que não conhecem muito sobre o mundo do vinho e estão assumindo o comportamento de que sabem, aí sim poderiam estar assumindo riscos desnecessários.
            Convenhamos: Pedir conselhos nunca é demais. Ainda mais quando se trata de pessoas entendidas no assunto, como aquele sommelier preparado do restaurante ou o vendedor vivido da loja de vinhos. Quem lê o seu raio-x? Quem cuida dos seus dentes? Quem arruma o seu carro? Temos profissões específicas pra tudo e com os vinhos não é diferente. Vamos valorizar cada vez mais estes profissionais.
            Mantenha a mente aberta para as sugestões que receber. Só porque nunca ouviu falar de determinada variedade de uva, ou daquele produtor, não significa que você deve fugir daquela garrafa. Muito pelo contrário, porque não prová-lo? Se ouvir as dicas e as combinar com sua prática e experiência (como descrito na sequência), melhor ainda, pois vai colocar em prática o que considerar melhor, mais adequado e prazeroso para cada situação. Uma escolha bem feita, considerando outras idéias, não vai minimizar em nada seus méritos.

            Lembre-se do seu histórico
            Há tanto vinho lá fora. De tantos valores, cores e sabores, que é imperativo que você preste muita atenção a tudo o que está em sua taça. Como a quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade, portanto temos que lembrar que há muita coisa boa e muita coisa ruim por aí. Preste atenção na definição otimista que faço: os vinhos ruins também são importantes, pois assim damos ainda mais valor ao que realmente presta. Mas, claro, que sempre tenhamos surpresas agradáveis.
            Qual vinho para qual prato? Região? Uva? Faixa de preço? Quantidade? No começo pode ser difícil, mas com a prática você começará a ter uma linha de raciocínio prática e um banco de dados das suas degustações que será muito útil para as mais diversas ocasiões.
Todos os aromas, sabores e texturas armazenados na sua experiência no vinho o farão tomar decisões positivas.

            Confie no seu paladar e nos grandes vinhos degustados
            O vinho deve trazer um pouco de você e expressar o momento. Um chance para que o vinho aberto possa fazer com que o momento seja ainda mais prazeroso, independente da ocasião. Portanto, seja fiel aos seus gostos, e deixe a influência de críticos e resenhas em segundo plano.
            Calma, os críticos são importantes e úteis, suas opiniões podem servir como bons guias no momento da escolha. Mas não assuma que você gosta apenas do que um crítico diz. Abra a mente.
            Goste do novo, se impressione com o que te chamar a atenção e pronto. Não tenha medo de dizer que ama uma garrafa de 30 reais. O prazer pelo vinho é tão subjetivo como qualquer outro sentimento e, no final, o que mais importa é que todos possam compartilhar bons momentos provenientes daquela garrafa. O resto, é resto.

            Não seja tão fiel assim...
Este item também poderia se chamar: Arrisque mais nas novidades, aposte no diferente e dê mais chance ao inusitado. Não importa se é o mais apaixonado pelo vinho ou aquele renomado profissional da área, todos têm suas preferências. Por um lado, isso é ótimo. Sempre uma porta aberta, um tiro certo, um bom investimento. Entenda como quiser, mas o que quero aqui é apresentar o outro lado da moeda.
É bom quando nos deixamos livre para escolher coisas diferentes. De uma região menos famosa, de uma vinícola menor ou de um produtor desconhecido. Quem sabe o que vem daí? Vale arriscar? Vale o preço? Por que não? Rótulos diversificados podem ser sinônimos de experiências diversificadas.
Não seja fiel aquela velha história de que vinho bom é vinho caro. Não seja fiel aquela outra história de quanto mais velho, melhor o vinho.
Você ficará surpreso com as experiências que descobrirá apenas quando abrir a sua mente e completar sua taça com vinhos diferentes, completando com as histórias e risadas das suas visitas à sua mesa, repleta de tudo o que é bom. O que é bom? Ah, isso você já aprendeu aqui: simplesmente o que você achar que é.

            Leia, leia muito!
            Informação nunca é demais. Com ela você ganha conhecimentos que pode colocar à prova, na prática. Com ela você ganha informações diversas, curiosidades e por aí adiante.
            Use e abuse das revistas especializadas, dos blogs da área e dos infinitos livros específicos. Faça como quiser, apenas com a certeza de que todo o material “consumido” seja realmente bom e torne-se importante para o seu conhecimento e que te permita moldar um mundo do vinho de horizontes amplos e repleto de informações.
            E não recomendo apenas estes canais de leitura, pois não podemos nos esquecer de uma coisa importante: Leia os rótulos. Ele pode nos dar informações valiosas, como o seu corte (e a partir daí a interação e proporção de cada variedade podem dar indícios do resultado esperado), o seu ano (no mundo do vinho isso é importante. Anos bons e ruins, safras abaixo do esperado ou grandes atrações) e mesmo a sua região (que pode dizer muita coisa, de qualidade, de história, tradição e até mesmo do preço, pois convenhamos que ver estampado Califórnia, pode não ser tão impactante como Napa Valley, ou as denominações francesas e por aí em diante).
A vida daquele vinho pode ser completada com suas informações e visual. Procure por detalhes interessantes e que te acrescentem mais informações sobre aquele produto.
Ler sobre o assunto ajudará muito, seja na sua formação ou na sua paixão. E é fato: O rótulo pode guiar o seu caminho na hora da escolha.
    
            Aproveite!
Esta dica não precisa de texto, e quem sou eu para tentar definir um momento tão singular? Apenas aproveite! Deguste lenta e prazerosamente, para apreciar cada detalhe do vinho, de suas nuances e prazeres.

A todos vocês que gostaram deste guia, que os bons vinhos escolhidos e degustados te tragam grandes histórias para a vida!

4 comentários:

  1. Caro Gustavo, excelente guia! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo (Faltou sua assinatura).
    Obrigado pela visita e pelas palavras.
    Aproveite o guia e bons vinhos.
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Estou começando a estudar enologia. Gostei muito do guia. Gostaria de mais conhecimentos. Publica e seremos bastante gratos.
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Lucia, obrigado pela visita.
    Fico feliz que tenha gostado do guia.
    Boa sorte nos estudos, estou a disposição para o que precisar.
    Um grande abraço e bons vinhos.
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir