terça-feira, 17 de maio de 2011

Por dentro da adega secreta do Governo Britânico: 2 milhões de libras em relíquias intocadas

O governo do Reino Unido manteve em segredo, até recentemente, o conteúdo de sua adega, que fica debaixo de uma grande mansão em Londres, uma propriedade da Rainha alugada para o governo. A adega contém cerca de 39.000 garrafas entre vinhos e outras bebidas alcoólicas.
Durante anos, todos os detalhes do conteúdo foram mantidos em sigilo, ainda que tudo tenha sido financiado pelos contribuintes britânicos. Se este conteúdo fosse vendido no mercado, o montante atingido poderia chegar a uma pequena fortuna: no mínimo de 2 milhões de libras.
Seja bem-vindo a adega do Governo!

Guardados por décadas
Os vinhos desta adega são, provavelmente, alguns dos melhores que você poderia desejar degustar. A poeira existente em alguns produtos revela que diversos vinhos e bebidas foram adquiridos há muitas décadas, e estão intocados desde então. Eles estão ali, disponíveis para os primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas.
O acesso a este lugar é restrito, e o jornalista que conseguiu cobrir a matéria diz que foram após muita tentativa e insistência que ele conseguiu fazer a matéria. Um grande prazer para qualquer profissional e amante do vinho desvendar alguns dos vinhos e relíquias desta adega secreta. O jornalista da matéria revela que a suou frio quando pegou uma garrafa de um Chateau Latour 1961 e ficou sabendo o preço, e pior, quando lhe avisaram que ele deveria pagar caso a garrafa caísse. Ainda que suavemente, ele brinca nunca ter colocado tão rapidamente uma garrafa no seu lugar! O valor apenas desta garrafa no mercado pode variar de £ 4.000 a £ 10.000 libras.
O mais interessante, o preço máximo gasto em único frasco contido naquele porão estava em torno de £ 100, apenas.
Dentre as 39.000 garrafas da adega e as diversas raridades, confira na figura abaixo a divisão do estoque do governo, por país e quantidade média de garrafas

 Vinhos do mundo todo reunidos na adega milionária. O grande estoque de Bordeaux demonstra o interesse por vinhos da região, grandes relíquias. Apesar do domínio Francês, diversos países estão representados com seus melhores exemplares.

As raridades são muitas, vinhos como Chateau Margaux 1961, Corton 1961, champanhes antigas e um Porto, sem rótulo, que informaram ser um Quinta do Noval 1931, considerado como um dos melhores vinhos do século 20.
Robert Alexander, do governo britânico e encarregado de acompanhar o visitante em cada detalhe, relatou que “nem todos os vinhos ali presentes são para atender a grandes banquetes e visitas importantes internacionais. Os vinhos são utilizados visando a hospitalidade ministerial, com padrão de qualidade e de confiança”.
Eles dispõem de um sistema interno de avaliação dos vinhos, um guia que inclui sua qualidade e ainda como cada um deve ser consumido, que tipo de ocasião, função e clientela. É claro, as safras mais caras não podem ser consumidas por qualquer hóspede.
Veja na tabela abaixo os vinhos e destilados mais antigos desta valiosa adega a avaliação do guia do governo:

Os vinhos e destilados mais antigos do governo britânico
Categoria
Bebida
Safra / Região
Avaliação do governo
Vinho tinto mais antigo
Chateau Latour
1er cru classe,
1955
Bordeaux, França
"Beber em ocasiões especiais, espetacular. A essência de um vinho tinto maravilhoso”

Champanhe mais antiga

Krug
Brut
1964, Champagne-Ardenne, França

“Beba lentamente. Apenas em ocasiões especiais”
Vinho do Porto mais antigo

Quinta do Noval
1931
Douro
Portugal
“Um tesouro nacional. Sublime. O melhor do século”
Conhaque mais antigo
Grands Fins Bois Cognac, Charente
1878, Poitou-Charentes, França
“Beba com moderação. Excelente. Superlativo. Ardente e delicioso”
Fonte: Foreign and Commonwealth Office (Dezembro 2010)

Durante o próximo ano, em torno de £ 50.000 (82.000 dólares) será vendido para a compra de novas garrafas e assim pelos próximos 3 anos. O governo diz que a compra de vinhos a partir de agora será realizada na forma de auto-financiamento. No entanto, a manutenção da adega ainda é paga pelo contribuinte.
O chamado Foreign Office, escritório responsável pela adega, disse que considerou a possibilidade de fechá-la permanentemente, mas após diversas revisões sobre o tema, concluiu que continua a ser uma forma econômica de fornecer vinhos para os eventos do governo. Que o nosso governo não leia esta mensagem. Certo?

Por dentro da adega:


A adega, situada no porão de uma mansão em Londres, utilizada para o conforto e hospitalidade do governo

A poeira não esconde a idade de algumas garrafas e mostram os sinais do envelhecimento

O conhaque de 1878, o mais antigo da coleção

Algumas garrafas estocadas verticalmente

A garrafa de Chateau Latour 1961 pode chegar a £10,000

Muitas garrafas modernas na adega: futuros tesouros?

Matéria e fonte: BBC 
Fotos: Jon Manel (BBC)

___________________________________________________________________________

De 08.05 a 15.05 - O Brasil, o mundo e o vinho conectados e reunidos em algumas linhas!

2 comentários:

  1. E ae Gustavo,
    muito legal a matéria, gostei mesmo.
    Não tem um chateau Latour 61 tem MTOSSS.....
    será que alguém quer me trancar lá e perder a chave???
    hehe
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Grande Alexandre,
    Mais uma vez obrigado pela visita!
    Bela vida dos que podem aproveitar de uma adega assim hein?
    Ficamos apenas sonhando... rs
    Abração, até mais!
    Gustavo

    ResponderExcluir