sábado, 9 de abril de 2011

Michel Rolland, Mondovino e a Micro-oxigenação!

Michel Rolland: a assinatura que vale ouro. Este francês, um dos mais prestigiados e influentes enólogos do mundo, é responsável por mais de 600 rótulos e presta consultoria pra mais de 100 vinícolas ao redor do mundo, nada mais nada menos que 13 países. É um daqueles profissionais que dispensam comentários, pois seus trabalhos falam por si e influenciam cada vez mais o mercado mundial dos vinhos...

Mas sobre sua fama e reputação, todos estão cansados de saber. Esta mensagem é apenas pra expor algumas passagens que a revista diVino (edição 16) trouxe recentemente, com algumas revelações que francês fez na sua última passagem pelo Uruguai, para conduzir uma degustação horizontal, que são, no mínimo, interessantes.

O papo entre a revista e o enólogo passeou por temas como sua decepção no mundo do vinho, potencial dos biodinâmicos, o futuro do vinho e outros. Mas acho que o ponto alto foi seu comentário crítico sobre o filme Mondovino: “O filme foi idealizado para fazer dinheiro...”. E acrescenta que a micro-oxigenação, tão falada entre suas gargalhas no filme, não passou de mera encenação porque ele nunca aplicou ou aplicará esta técnica em seus vinhos. Polêmico?

E pra finalizar uma passagem pra pensarmos muito: “O brasileiro não toma seus próprios rótulos, não os valoriza...”.  Ele ressalta a importância de se estimular e exaltar o produto nacional pois, seguindo este pensamento, apenas o mercado interno seria grande o suficiente para não dependermos tanto de exportações.

E você? O que tem a dizer sobre o futuro do vinho brasileiro? Como nós, blogueiros e veiculadores da palavra em canal importante sobre o assunto, podemos começar a mudar isso?

Abraços e até a próxima,

Citados neste texto:
DiVino – Edição 16: www.revistadivino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário