quarta-feira, 6 de abril de 2011

Degustação Tokay & Zahil | ABS Campinas

Na semana passada (Terça, 29.03) a ABS-Campinas ofereceu uma degustação em parceria com a Tokay e a Zahil. Esta última é uma importadora com uma proposta interessante, trabalha de maneira muito centrada e com rigor nos vinhos que seleciona para compor sua carta. Vale a pena conferir. Os cinco vinhos apresentados na noite foram estes abaixo e, na sequência, trago algumas informações sobre cada um deles...

Perelada 3 Fincas Crianza 2007 (Espanha)
Flecha de Los Andes Gran Malbec 2008 (Argentina)
Alba de Domus 2007 (Chile)
Stella Aurea 2007 (Chile)
Domus Aurea 2007 (Chile)

Perelada 3 Fincas Crianza 2007
A região produtora é marcada por solos heterogêneos aos pés do Castillo Perelada (uma bela construção do século XIV). O número 3 é proveniente da quantidade de vinhedos utilizados para a colheita das uvas, dentre os mais famosos da região, na presença constante dos ventos do Mediterrâneo. Um vermelho rubi de boa vivacidade e aroma de frutas vermelhas maduras (principalmente ameixa e passas). Um vinho diferente, bem integrado, equilibrado, fresco e com boa acidez. Pra começar bem, acho que este vinho vale a estrela de best buy pelos R$ 66,00 cobrados.

 Flecha de los Andes Gran Malbec 2008
Como falar desse vinho sem lembrar de quem está por trás: Michael Rolland. Ele mesmo! No início, o francês estimulou a compra de terras em Mendoza, ao pé dos Andes, em uma parceria entre algumas famílias francesas de renomados Châteaux. Além desta figura emblemática, temos outros nomes famosos envolvidos no projeto, como os Rothschild (talvez um dos nomes mais importantes na história dos vinhos) e os Dassault (uma família modesta que, além de renomados vinhos, são detentores da fábrica dos jatos Mirrage). Mas deixando a simplicidade de lado, vamos ao ponto: ótimo vinho, mas à semelhança dos vinhos de Bordeaux mostrou que ainda precisa de alguns anos de descanso. Taninos chamativos e polidos, um pouco de álcool sobrando que trouxe um leve amargor final. Um belo, porém diferente, exemplar de malbec argentino. Vendido a R$ 85,00 pela Tokay Vinhos.

 Alba de Domus 2007, Stella Aurea 2007 e Domus Aurea 2007
Os três exemplares chilenos, da vinícola Clos Quebrada de Macul no Alto Maipo, subúrbio de Santiago (Chile), justificam sua boa reputação (e ainda a de Patrick Vallete, o enólogo envolvido no projeto e considerado como o “Rolland do Chile”). A história por trás desses vinhos é interessante, são produzidos pelos mesmos vinhedos mas o que vai para cada garrafa quem realmente manda é o “nariz e a boca”. À semelhança de alguns Bordeaux, as de qualidade superior para o DA, inferior (se é que posso falar assim) para o AD e as com qualidades diferentes para a formulação do SA.

Alba de Domus 2007: 18 meses no barril, 58% cabernet savignon, 17% petit verdot, 18% cabernet franc e 7% merlot. Um vinho de aroma aberto, especiarias picantes (boa quantidade de petit verdot), um final de goiaba e o couro marcante. Na boca muito carnudo e macio. Bom vinho.

Stella Aurea 2007: corte de 85% cabernet sauvignon e 15% petit verdot, esse vinho tem um aroma floral e perfumado, remetendo a notas bem diferentes do usual, com fundo de chocolate e especiarias. Um vinho gostoso e gastronômico.

Domus Aurea 2007: Um ícone do Chile! Não é a toa que este vinho é dotado de boas notas e muita fama, pois faz valer cada taça. Ainda deve evoluir bem nos próximos 10 a 15 anos. Apresenta uma coloração mais intensa que a de seus “irmãos”, aroma floral, toque mineral, frutal e até um pouco de terroso. Persistência longa, meio de boca expressivo, equilíbrio beirando a perfeição. Elegante.


Enfim, evento agradável, regado a bons vinhos e lembranças pra guardar.
Até a próxima!

Citados neste texto:
ABS Campinas: http://www.abs-campinas.com.br/

Vinhos Zahil: http://www.vinhoszahil.com.br/

Tokay Vinhos: http://www.tokayvinhos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário