O Dia da Terra, uma celebração internacional do meio-ambiente, foi criado em 22 de Abril de 1970 nos Estados Unidos e, ontem, fez seu aniversário de 41 anos. A comemoração envolve diversas práticas ambientais e ações que visem sua manutenção e melhoria. O tema deste ano foi “Um bilhão de atos verdes” (tradução livre), destinados a inspirar um bilhão de atos de caráter ambiental. O mais interessante de se notar é que muitas vinícolas estão fazendo sua parte e você pode fazer a sua, veja maiores detalhes do Dia da Terra no site oficial (aqui).
- Fetzer Vineyards, que se apresenta como uma vinícola “Earth Friendly”, lançou este ano um selo especial para o seu Chardonnay 2010 (encontrado lá fora por cerca de U$ 9.00), que retrata uma paisagem do vale feita pelo artista local Anne Kessler, representando o seu padrão atual de garrafas que estão 17% mais leves e 35% de garrafas feitas de vidro reciclado.
Além disso, para comemorar os 25 anos desde a sua primeira ação sustentável, a empresa está fazendo uma doação no valor de U$ 10.000 para a Leave No Trace Center, uma organização sem fins lucrativos dedicada a ensinar as pessoas a desfrutar de atividades ao ar livre sem causar impactos ambientais.
ATENÇÃO LEITORES: visitem o facebook.com/fetzer pois, até dia 01 de Junho, a companhia doará U$ 1 dólar por cada pessoa que aderir a causa e, ainda, mais U$ 1 dólar por cada um doado (Histórias e Vinhos está lá!).
- A região de Champagne também entrou com ações benéficas ao meio-ambiente. Há algum tempo eles vêm desenvolvendo um projeto para utilizar uma garrafa mais leve para os espumantes e, além disso, têm feito esforços para reciclar 91% das águas residuais provenientes das adegas...
Nesta edição do evento eles apresentaram sua próxima ação para reduzir suas emissões de carbono: Poda da videira. Isso mesmo! Parece pouco, mas ao longo do tempo, todos estes cortes acumulam cerca de 150.000 toneladas métricas por ano de material na região de Champagne.
Uma auditoria realizada na região mostrou que, enquanto a produção de energia e transporte de garrafas contribui com 17% de emissão de carbono da região, as atividades relacionadas à produção de vinho cerca de 15%. A partir destas constatações, a organização francesa Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne (CIVC), iniciou o programa BIOVIVE para organizar os agricultores e produtores a recolher seus resíduos de madeira e doá-los aos serviços públicos, para serem usados em geradores e colaborar com a energia da fábrica durante o engarrafamento de champagne, evitando a utilização de carvão e petróleo.
Objetivo principal: reduzir as emissões de carbono em 10.000 toneladas (o equivalente a retirar 5.000 carros das estradas).
- No ano passado, a vinícola Sequoia Grove teve a iniciativa da campanha “Salve uma árvore” e, nesta edição, voltou com força. Na noite do evento eles ofereceram seus vinhos para todo o público presente no show do grupo (pop e amante de vinhos) Train, realizado no Webster Hall, em Nova York. Os convidados da festa foram incentivados a assinar suas rolhas de vinhos e colocá-las em uma sequóia de papelão, sendo que a empresa Sequoia Grove vai plantar uma árvore em nome de cada assinatura, em parceria com a organização Global ReLeaf (que tem ações para cuidar do meio ambiente, como plantar e cuidar de árvores). A organização deste evento foi da Origins Rocks Earth Month, que já plantou mais de 90.000 árvores desde 2009...
- A Hess Collection concedeu cerca de U$ 10.000 dólares para dois grupos ambientalistas, a Land Trust of Napa and the Napa County Student & Landowner Education, utilizando uma porcentagem das receitas provenientes da venda de vinhos. A Hess participa com cerca de 1% do programa “For the Planet”, uma coalizão de empresas que doam dinheiro de suas vendas para programas ambientais. Este ano, a empresa doou dinheiro da venda de seus vinhos da série Small Block e da Hess Sellect, além do Hess Collection Napa Valley Chardonnay.
- Desde julho de 2008, o produtor da Califórnia Trinity Oaks planta uma árvore para cada garrafa de vinho vendida. Perto da comemoração do Dia da Terra, a vinícola já chegava a marca de mais de 4,75 milhões de árvores plantadas, um número muito considerável. "O programa funciona durante todo o ano, sem nenhum limite para o número de plantações”, relatou oficialmente o diretor de marketing Tim Peters. Os vinhos podem ser encontrados no exterior na faixa de U$ 6-8 dólares.
- Uma parceria entre a Total Wine & More e a empresa Terra Cycle (líder mundial na coleta e reaproveitamento de resíduos pós-consumo não-recicláveis) pretende colocar caixas de coleta em algumas lojas onde clientes deixam vedantes de vinhos, para serem reaproveitadas em placas de cortiça “amigas do meio-ambiente”, produzidas com baixa energia de consumo. Iniciando na Califórnia, a Total Wine & More espera expandir o programa para suas 73 grandes lojas de vinhos espalhadas por 11 estados.
Aí estão belas iniciativas de vinícolas que tem feito a sua parte. Creio, seriamente, que o Brasil pode se adiantar nessa questão e iniciar os primeiros passos para colaborar com o meio-ambiente, no que diz respeito a menor geração de impacto ambiental, emissão de gás carbônico e, ao mesmo tempo, incentivando o plantio de árvores, reflorestamento de regiões ameaçadas e a preservação de espécies vegetais importantes para o nosso país.
E nós, como consumidores, deveríamos apoiar empresas como estas que fortalecerão ainda mais suas atividades em prol do meio-ambiente. Conheça o site oficial do Dia da Terra e se associe a Fetzer no Facebook, este um dólar de cada um de nós blogueiros, consumidores, leitores e amantes do vinho, irão colaborar muito!
Ações do presente, resultados no futuro.
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