sábado, 2 de junho de 2012

Montipagano Montepulciano d'Abruzzo DOC 2009 #cbe



Montipagano Montepulciano d'Abruzzo DOC 2009
Confraria Brasileira de Enoblogs abrindo as atualizações de Junho aqui no blog, com o tema de um “Montepulciano D´Abruzzo de qualquer faixa de preço” proposto pelo Cristiano Orlandi do blog Vivendo Vinhos. O vinho selecionado para este mês foi o Montipagano Montepulciano d´Abruzzo DOC 2009, um exemplar feito com uma das uvas mais cultivadas nas terras italianas... 
O vinho apresentou uma cor rubi de média intensidade, reflexos violáceos e transparência média. A primeira impressão logo depois de aberto foi uma boa composição aromática, principalmente de frutas vermelhas, que se firmou ainda melhor algum tempo depois. Na boca remete principalmente a frutas, mas sem ser cansativo, e um toque secundário de notas defumadas, taninos suaves e corpo médio, de baixa persistência. Até pelo curto tempo de maturação em barris, seu caráter é mais leve, frutado e fresco do que um vinho encorpado de guarda.
Este é um italiano que agrada (mas não impressiona) e pode ser encontrado no Brasil na faixa de R$68,00, importado pela Expand. Pela faixa de preço que é encontrado, pode ser uma boa pedida dentre vinhos italianos, principalmente para quem aprecia os Montepulciano d'Abruzzo. Já conhecia outro vinho deste produtor, Umani Ronchi, e aprecio o trabalho feito. Para todos os que optam por vinhos biológicos, o cultivo das uvas Montepulciano utilizadas no preparo deste vinho segue esta proposta.
Abrimos este vinho para acompanhar almôndegas ao molho vermelho e a combinação foi muito boa. Uma noite agradável acompanhada com um exemplar da tradição italiana. Precisa de algo mais?

Dados:
País: Itália
Região: Marche
Produtor: Umani Ronchi
Variedades: Montepulciano
Teor alcoólico: 13,5%
Importadora: Expand
Valor: R$ 68.00

Nenhum comentário:

Postar um comentário