terça-feira, 29 de maio de 2012

Balaio enológico: Vinho com meteorito? Técnicas para esfriar ou abrir vinho? Dicas, utilidades e curiosidades...

O “Balaio Enológico” é uma coletânea de dicas, utilidades e algumas maluquices relacionadas ao mundo do vinho. Estou sempre assistindo a vídeos, buscando coisas novas e selecionei alguns vídeos para esta primeira coletânea. Você pode encontrar muita coisa instrutiva e útil por aí, mas outras que são, no mínimo, curiosas... Vamos aos indicados:

Parte 1 – Dicas úteis: Para os apressados e esquecidos
            Vai receber amigos em casa e o vinho não está na temperatura correta? Sem problemas, o primeiro vídeo mostra uma dica interessante para ajudar nisso...


            Ou ainda pior, vai abrir uma garrafa e se deu conta que está sem um saca-rolhas? Apesar de trabalhosa a noite não está perdida. Há diversas dicas espalhadas pela internet para se abrir a garrafa de maneira não-convencional, mas resolvi selecionar um vídeo que compila várias alternativas possíveis (nem todas fáceis). A última dica é com um pano, mas muita gente usa esta técnica com um sapato (segue no outro vídeo), talvez seja a mais indicada. Espero mesmo é que não precise de nenhuma delas, mas fica a dica. E você que já precisou recorrer a alguma delas?


Parte 2 – Enocreditáveis: Vídeos no mínimo curiosos
A que ponto chega a criatividade humana e a capacidade de colocar isso em prática? Essa máquina é de uma complexidade absurda e tem uma única finalidade: Abrir uma garrafa de vinho e servir a sua taça... Diferente, não? Brincaram de descomplicar, complicando! Apesar de ficar mesmo com o meu saca-rolhas, o ponto foi para a criatividade.


 E no segundo vídeo da categoria “Enoacreditáveis” entra um fato curioso pendendo para o bizarro! Você já imaginou em consumir um vinho de Cabernet Sauvignon infundido com um meteorito de 4.5 bilhões de anos? Pois este é o vinho feito pelo escocês Ian Hutcheon, que mora no Chile há mais de uma década e que lançou o vinho intitulado “Meteorito 2010”. Nada mais sugestivo.
Para o vinho feito ao sul de Santiago, o processo de produção foi o mesmo, salvo que durante a fermentação, o escocês adicionou um meteorito de 7,6 centímetros ao barril por 12 meses. Após este tempo, o vinho-meteorito foi misturado com outro lote de Cabernet Sauvignon para equilíbio perfeito entre a Terra e o espaço... Se você é um enófilo e gosta de expandir seus paladares, porque não expandir em alguns anos-luz?


Parte 3 – Por um vinho melhor: Utilidades e mãos à obra
Essa seção é destinada para todos que gostam de trabalhos artesanais e que tem orgulho de exibir em casa o que foi feito com dedicação pelas próprias mãos...
O primeiro vídeo mostra como cortar uma garrafa sem grandes complicações e com uma uniformidade boa. Há outros vídeos que mostram a mesma tarefa, mas com certeza este é o mais simples. O simpático senhor do vídeo fala um pouco sobre outras técnicas e mostra o resultado delas, por vezes mais complicadas ou até mesmo perigosas e que, ao final, não tem o mesmo resultado.
Com a garrafa cortada você pode imortalizar o vinho dos sonhos, degustado em uma noite especial, para virar um suporte para velas, flores, um copo ou o que a sua imaginação permitir... O resultado vale muito a pena:


Veja o vídeo:


E este outro vídeo de utilidades artesanais requer um pouco de infra-estrutura, mas pode resultar em um suporte simples, bonito e eficiente para seus vinhos:


Balaio enológico: um pouco de tudo e regado a um bom vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário