terça-feira, 8 de maio de 2012

As celebridades no mundo do vinho: Luz, câmera, degustação!

A tendência de celebridades se lançarem a aquisição de vinhedos e lançamento de vinhos não é um fenômeno recente, mas hoje em dia podemos dizer que o vinho sobe aos palcos, faz gol de placa, está na televisão, no cinema e por aí vai. Tudo bem que, se pensarmos bem, não de forma direta mas com cada nova celebridade que se lança no mundo do vinho.
Isso nos remete a uma analogia óbvia dos filósofos e generais gregos e romanos que, antigamente, eram donos de vinhas e utilizavam todo o resultado liquido para seu consumo próprio.
O fato deste grande aumento de celebridades lançando marcas de vinho e produtos próprios está relacionado a alguns fatores, o primeiro deles é a grande quantidade de dinheiro disponível para investimentos que tornam o investimento em uma adega, vinhas e cadeia produtiva acessível. Depois podem entrar ainda benefícios da divulgação de seu nome em outros meios e o fato do negócio ainda oferecer alguns benefícios fiscais. E claro nestes tópicos ainda se deve considerar o gosto e prazer pelo vinho. Aliando tudo isso, não nesta mesma ordem, pronto: Mais um vinho lançado, com uma garrafa em forma de caricatura...
Enquanto algumas celebridades como o músico britânico Sting, o casal Brad Pitt e Angelina Jolie, o ator Johnny Depp, o jogador de futebol David Beckham, que são proprietários de vinhedos e vinícolas exclusivamente para o uso pessoal, outras encaram tudo isso como o desafio de uma nova empresa e tentam alavancar seu nome como uma ferramenta de venda na indústria do vinho. Atualmente, muitas celebridades têm em suas vinícolas empreendimentos altamente rentáveis. Em 2007, por exemplo, o site Nielsen divulgou uma matéria mostrando que a venda dos vinhos de celebridades foi alavancada em 19% quando comparada aos anos anteriores.
O grau de envolvimento de cada um na vinícola e produto final é variável. Em grande parte dos casos há apenas a colaboração com um produtor já estabelecido na indústria, fazendo o chamado “venture”. Diversos exemplos se encaixam nesta relação, um exemplo disso é o ex-jogador de futebol americano Joe Montana que, associado ao produtor Ed Sabragia, fica responsável pela decisão final sobre a “visão” geral do vinho e com a sua divulgação em feiras e eventos, enquanto o outro faz, podemos assim dizer, o vinho! Acreditem, tem até locutor esportivo e outros por ai que se também se enquadram nesta classe...
Outras celebridades entram unicamente com seu nome, durante um período de tempo ou para uma marca específica. O músico Carlos Santana é um exemplo disso, que em parceria com a vinícola Champagne GH Mumm criaram um espumante em 2007, intitulado Santana DVX. Eu é que não gostaria de prová-lo, se o vinho fizer tanto solo como ele não há combinação que valha! Caso rápido: o vinho é lançado, entram os royalties para o músico que “emprestou” seu nome e imagem, e acabou, sobem os créditos. Bob Dylan, o famoso músico participou de um acordo semelhante com a marca italiana Fattoria Le Terrazze. A adega usou seu nome, imagem e até arte de seu álbum (Planet Waves, 1974) para dar cara ao vinho. Mais recentemente, em 2009, o chef Gordon Ramsay deu permissão a uma vinícola de Bordeaux para usar seu nome, sem royalties, para comemorar o lançamento de um vinho sua décima vindima.
Outro exemplo de enquadramento fica por conta do diretor Francis Ford Copolla, que tem sua história enraizada no mundo das vinhas sendo que a vinificação é uma longa tradição familiar.
Mais um nome que deve vir a cabeça de muitos é o do ator Gérard Depardieu, que já tem uma longa e conhecida história com o vinho, sendo que sua parcela está investida no Château de Tigne (Anjou, Vale do Loire, França). Até mesmo no renomado documentário “Mondovino” seu nome é citado em meio ao dos enólogos que dão seus relatos na produção.
            O badalado jogador Leonel Messi também acaba de entrar para a indústria vinícola. O jogador foi escalado pela vinícola argentina Bodega Valentin Bianchi para lançar um vinho com seu nome. Os benefícios arrecadados pela estrela serão destinados às causas sociais da fundação de Messi. Gol de placa ou vinho de qualidade?
            A “popstar” Fergie, do grupo Black Eyed Peas, já está finalizando a compra de uma vinícola na Califórnia e preparando o lançamento da sua marca. A atriz Drew Barrymore fez o mesmo pouco tempo atrás na Itália e não podemos nos esquecer do rockeiro Lemmy do Motörhead.
Mais algumas celebridades no mundo do vinho? Não são poucas, o vinho já passeou pela fórmula 1 com Jean Alesi (investimentos Côtes-du-Rhône, França), na telinha com Antonio Banderas (Anta Banderas, Ribera Del Duero, Espanha), nos palcos com o músico Dave Matthews (Blenheim Vineyards, Virginia, USA) e está por ai com tantas outras.
De fato, alguns entram neste mundo porque podem e outros porque realmente gostam. Se pensarmos bem, isso não resume bem o mundo do vinho?

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