terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mulheres, uma taça por dia para uma vida saudável...

O consumo daquela famosa taça diária pode trazer benefícios a longo prazo, como base de uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis... Mas hoje, o grande foco é falar um pouco sobre a saúde feminina, que pode ser prolongada e ser menos influenciada pelos efeitos da idade e, assim, podem envelhecer cada vez mais belas e saudáveis.
Um estudo publicado recentemente indica que todas as mulheres que consumiram uma taça de vinho pequena, todos os dias, tiveram menor desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, como câncer, problemas cardiovasculares e diabetes, quando comparadas as que não bebem ou principalmente, com as que bebem muito!
No estudo, os pesquisadores observaram os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas sobre doenças comumente associadas a meia-idade e ao envelhecimento, sendo que um total de 13.894 mulheres foram inscritas na pesquisa Nurses Health Study.
As mulheres preencheram um questionário sobre o que comeram e beberam majoritariamente na meia-idade, na faixa dos 58 anos. A pesquisa levou em consideração outros fatores importantes e predominantes no surgimento de doenças, como o cigarro por exemplo, e outros vícios, problemas de saúde, histórico na família, etc. A partir daí, os pesquisadores analisaram os padrões de saúde das mulheres após os 70 anos.
De forma interessante, a pesquisa indicou que, as mulheres que consumiam doses pequenas e moderadas de álcool, estavam menos sujeitas ao aparecimento de doenças crônicas, conforme envelheciam.
Para exemplificar isso, as mulheres que não tinham o hábito de consumir uma pequena dose diária apresentaram 20% mais chances de desenvolver algum tipo de doença, aos 70 anos.
Os resultados ainda mostraram que as consumidoras regulares foram mais beneficiadas que as consumidoras ocasionais. E nesse quadro a porcentagem é ainda mais interessante, as regulares apresentaram cerca de 50% chances de desenvolvimento de doenças crônicas (com consumo de 5 a 7 dias por semana). Quando o consumo caiu para 4 dias por semana, este grupo apresentou 29% menos chances.
Os pesquisadores fazem a ressalva de que todos os resultados coletados são importantes para dar suporte as recomendações de consumo moderado de álcool e, neste caso, mostraram a importância do consumo constante para as mulheres.
O vinho pode ser a sua fonte diária de benefícios a saúde. Sempre lembrando de que o mais importante é a moderação, associada a hábitos de vida e uma alimentação saudáveis.
Um brinde a saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário