domingo, 4 de setembro de 2011

Inovação: Lançamento de um vinho LIGHT

Se você é daqueles que, na hora das compras no mercado, sempre olha os rótulos dos produtos  buscando palavras como diet e light, enriquecido com isso ou aquilo, rico em vitaminas, minerais, e etc, prepare-se: em breve, com os vinhos será a mesma coisa!
Banrock Station LIGHT
A empresa Accolade Wines anunciou recentemente o lançamento do vinho Banrock Station Light (ao lado), o primeiro vinho com menos álcool que entra para a grande categoria de produtos light.
A empresa afirma que, mesmo com apenas 5.5% de álcool e com as calorias reduzidas, o vinho não tem seu gosto afetado. Uma taça de 125 mL deste exemplar contém apenas 56 calorias, 30% menos do que uma taça comum (e por esta porcentagem que pode ser assim rotulado). Eles investiram pesado no último ano para entrarem neste segmento de mercado (que, apenas para você ter uma idéia, chega a crescer 80% a cada ano).
A empresa se mostrou preocupada em desenvolver um produto que não perdesse o mais importante: seu sabor. “Estamos felizes por oferecer ao consumidor um produto diferenciado, com menos calorias e menos álcool. Mas, durante seu desenvolvimento, o mais importante foi tentar manter o seu gosto tradicional...”, disse o diretor de Inovações da empresa, Stephen Loftus, no lançamento do produto.
Com este produto eles entram para o Wine Innovation Awards. Se é bom? Só degustando para saber...
No início do texto, quando disse que com o vinho será o mesmo desenvolvimento que vemos com outros alimentos, eu acredito que será mesmo. Acho que os vinhos, no futuro, poderão atender a públicos específicos por serem enquadrados em outras categorias, enriquecidos com outras propriedades e, mais do que nunca, farão o papel de um alimento funcional. Imaginem um vinho que já é um ótimo antioxidante, mas ainda é light (sem calorias e com menor quantidade do controverso álcool) e rico em novos compostos bioativos? Assim é o desenvolvimento.
Publico a matéria em pleno domingo, o dia que ocasionalmente nos damos uma folga daquele controle excessivo e extravasamos limites, geralmente comemos além da conta, usualmente experimentamos coisas novas, pratos mais pesados, ricos em tudo o que não é leve... Sempre prometendo que na segunda-feira, tudo volta ao normal. Quem sabe um rótulo assim para acalmar o seu domingo? A sua segunda agradece... ou melhor, a sua saúde agradece!
Já disse isso outra vez, mas vale a pena repetir: quando o assunto o vinho, o detalhe é a inovação!
Um bom domingo a todos e bons vinhos (light ou não), sempre!

4 comentários:

  1. Vou recomendar este vinho p/ meu cunhado! Ele adora vinhos e está meio fortinho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande Gustavo!
    Um post bem interessante, embora creio que eu pelo menos precisaria de um tempo para encarar a novidade.
    Grande abraço e saúde!
    Tiago
    www.universodosvinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. @Pedro H Pelissari:

    rsrsrsrrsrsrs, essa é boa...
    Vou fazer o mesmo, meu cunhado tá na mesma!!!!
    Abração,
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir
  4. @Tiago:

    E ai Tiago... tudo ok?
    Espero que sim...
    Obrigado pela visita, mais uma vez.
    Realmente, não é uma mudança fácil. Teria realmente que degustar e ver as qualidades sensoriais do produto. Em todo caso, pode ser destinado para um público que realmente precise. A inovação abrangendo maior área. Importante.
    Grande abraço e bons vinhos,
    Gustavo
    [Histórias e Vinhos]

    ResponderExcluir