segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Curtas da semana #12: Gary pendura as taças, Petrus virou água, Itália de portas abertas, e mais...


“Curtas da semana” novamente, período coberto de 28.08 a 04.09. Aqui, você já sabe, algumas notícias do mundo do vinho reunidas em algumas linhas.

Gary Veynerchuck pendura as taças...
... bom, pelo ao menos da mídia do vinho. Foram mais de cinco anos dedicados a vídeos, degustações e divulgações do vinho, criador da Wine Library TV e do site Daily Grape. Já fiz uma matéria sobre ele, veja aqui... Este espaço é uma simples homenagem dedicada a este entusiasta!

Petrus virou água!
Calma. Você vai entender o que quero dizer... Petrus virou água no casamento da bela Petra, filha de Bernie Ecclestone, presidente e CEO da Formula One Management (FOM). Os 250 convidados do casamento, realizado em um castelo medieval, foram servidos com o famoso Petrus. Coitados. Apesar da safra não ter sido divulgada, cada garrafa saiu em torno de ₤ 4.000 e o cálculo foi de meia garrafa por cabeça. Apenas com o vinho foram gastos ₤ 500 mil e o casamento todo na modesta faixa de 5 milhões de libras. O motivo? O noivo é colecionador de Chateau Petrus, e tem cada exemplar desde a safra de 1945... Petrus virou água, tinha pra todos.

Itália de portas abertas
Produtores de Rosso di Montalcino se reunirão na quarta-feira, 7 de setembro, para votar sobre a introdução de variedades como Merlot, Cabertnet sauvignon e Syrah no vinho tradicional, baseado em Sangiovese. O resultado eu conto no próximo Curtas da Semana... Seria uma polêmica de livre arbítrio? Talvez.

Restaurante Bah na Wine List Award
O Bah Restaurante e sua carta de vinhos acabam de conquistar espaço na Wine List Award, um dos mais importantes e disputados rankings elaborados pela revista Wine Spectator, que, ao longo dos últimos anos, se converteu em uma referência internacional no segmento. Porto Alegre no guia. Brasil no guia.
  
34a Expointer e vinhos brazucas em ação
Esteio, RS, foi palco para a 34ª Expointer, onde os vinhos e espumantes brasileiros foram destaque! Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), as vinícolas Aracuri, Aurora, Domno do Brasil, Don Giovani, Província de São Pedro e Valmarino forneceram vinhos e espumantes para eventos oficiais promovidos pelo Palácio Piratini, como os jantares dos Peões, dos Prefeitos e dos Embaixadores, que reuniram mais de 1.000 convidados na Expointer. O evento discutiu a inovação e a qualidade como fatores que impulsionam a economia gaúcha, fortalecendo o projeto de desenvolvimento sustentado.

Ibravin divulga...
... algumas das conclusões de um estudo que acompanhou, nos anos de 2001 e 2002, 108 viticultores de várias localidades de Caxias do Sul: Ocorreu um aumento de danos no DNA dos produtores de uva expostos a agrotóxicos, em relação aos que não o estiveram. Do mesmo modo, os que não utilizaram equipamentos de proteção individual (EPIs) de forma correta – e completa –, na aplicação de tratamentos, apresentaram maior número de agressões ao seu organismo do que os que os usaram devidamente. Vale a pena conferir este estudo guiado pela Embrapa.

Até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário