domingo, 12 de junho de 2011

Um dos benefícios contidos dentro de uma taça: A beleza!

O vinho e a beleza...

Uma taça de vinho no happy hour com os amigos, ou no jantar romântico com a pessoa amada, tem diversos benefícios conhecidos, como a famosa elevação do humor e diversos outros.
Os antioxidantes contidos no vinho podem ser muito úteis para melhoria ou manutenção da saúde, como proteção do coração e elevação do HDL, o popularmente conhecido como “bom colesterol”.
Mas nos últimos anos os estudos têm demonstrado que a transformação das uvas em vinho pode ser sinônimo de muito mais, e não só no interior do corpo, mas também fora: A beleza! Sim, meus caros, a pele também tem muito a ganhar com o consumo regular de vinho...
Os altos níveis de polifenóis, que atuam como antioxidantes, presentes no vinho são os principais responsáveis por esta ação benéfica, pois eles atuam como protetores contra a deterioração da pele, defendendo-a dos danos a que estamos submetidos.
E com todas estas alegações de saúde do vinho, seu consumo como alimento funcional aumenta cada vez mais. Pra mostrar como isto é verdade, hoje já temos até a chamada Vinoterapia, que em muitos países já está sendo muito bem estudada e difundida. Seria basicamente um SPA do vinho, um tratamento que inclui até mesmo esfoliações da pele com sementes esmagadas de uvas, um bom banho na banheira (é claro que não com água, mas sim um banho de cabernet, por exemplo), enquanto você degusta o seu vinho na taça. Seria um SPA anti-envelhecimento?
Uma taça de Pinot Noir e um banho de Cabernet?
As empresas de cosméticos já se adiantam a todos estes indícios e também lançam marcas que trazem diversos produtos relacionados ao vinho, contendo sua matéria-prima, com sementes de uva e caules de videiras, com o apelo do poder antioxidante que será efetivo contra o envelhecimento da pele.
Quando pensamos nestes produtos industriais, eu sou do partido de que tudo deve ser muito bem comprovado, principalmente quando queremos rotular um produto que será utilizado em pessoas, como testes toxicológicos e outros, para realmente vender benefícios e não somente o marketing da empresa. Aquém do boom industrial, eu recomendo mesmo, o bom e velho vinho. Incorporá-lo em sua rotina, pode ir além de simplesmente um acompanhante do momento ou da refeição, mas sim trazer diversos benefícios para a sua saúde. Hoje falamos da beleza, e realmente ele tem indícios de atuar para o anti-envelhecimento saudável, suavização da pele e ainda ter propriedades hidratantes.
Não é surpresa nenhuma que o vinho está saindo das salas de degustação e, agora, também entrando no mundo da beleza...

O vinho de fora para dentro: Benefícios a beleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário