quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quando o assunto é vinho, as mulheres concordam... em discordar!

Um estudo realizado pela Vinexpo recentemente, sobre a relação das mulheres do Reino Unido, França, Alemanha, Hong Kong e EUA com o vinho, mostrou que as diferenças culturais são um importante fator para a diferenciação no que diz respeito as preferências pelo tipo de vinho e no momento da escolha.
Em que as mulheres concordam? A resposta é única: Elas preferem o vinho tinto ao vinho branco. Além disso, a pesquisa mostrou que elas também são responsáveis pelo impulsionamento da venda de vinhos rosé: 16% das entrevistadas declararam que o vinho preferido são os rosés, enquanto em 2009 este número não passava dos 6% (um aumento de 160% em 2 anos, nada mal).
Aproximadamente 70% do público feminino bebe vinho em caráter de socialização, em reuniões com amigos ou outros, enquanto apenas 68% declararam que o vinho é importante e essencial em um jantar romântico. Quem lidera essa tendência são as francesas, onde 50% disseram que não iriam a um encontro a dois sem um pouco de vinho... É mole? Ah, e as francesas são seguidas de longe pelas mulheres britânicas e de Hong Kong, que afirmaram o mesmo, com 10% e 5%, respectivamente.
Quando questionadas sobre o mais importante para a escolha de um vinho, algumas brechas no consenso feminino abrem portas para as diferenças culturais, o que seria esperado. O país de origem foi eleito como primeiro critério por 70% das mulheres francesas, citado como importante por apenas 50% das britânicas. Nos EUA, a variedade de uva foi citada como o critério mais importante para a escolha do vinho. Enquanto isso, em Hong Kong, o mais importante foi o preço (58,5%) e o país de origem (67,8%).
A maior diferença entre as respostas apareceu na pergunta: “O vinho é parte da tradição ou parte do estilo de vida?”. As americanas responderam, em alto e bom tom, que o vinho faz parte do estilo de vida... Já as francesas, é claro, declararam que é parte da tradição.
A pesquisa é uma ferramenta de marketing interessante, pois foi realizada online nos 5 países, em parceria com o site de diversas revistas conhecidas, como: Elle (França e Hong Kong), Konsum Göttinnen (Alemanha),  Wine Enthusiast (EUA) e Decanter (Inglaterra). Curiosamente, as revistas da França, Alemanha e Hong Kong não são relacionadas com o vinho, mas são mais pendentes ao estilo de vida, onde as porcentagens que relacionaram o vinho a tradição foram altas. Enquanto isso, no Reino Unido e nos EUA, apesar das mulheres pesquisadas serem leitoras de revistas especializadas em vinho, elas o elegeram como um estilo de vida.
Como a pesquisa teve a utilização da internet como ferramenta principal, alguns dados puderam ser observados, como o fato das mulheres consumidoras de vinho, com idade entre 18-30 anos, estarem usando mais a internet hoje em dia, um aumento em torno de 14%. Cada vez mais a internet desponta como um meio para o descobrimento do vinho, em todas as vertentes. Apenas as francesas que ainda não estão seguindo esta tendência, pois apenas 3% fazem buscas ou compras online de vinhos.
E eu finalizo com um pensamento importante: Das maiores diferenças, a inesquecível beleza de viver.

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