terça-feira, 21 de junho de 2011

Curtas da semana #7: A personalidade do vinho tupiniquim, Brasil na Vinexpo, Austrália em: a grande colheita, águas de maio, e outras...

O slogan você já sabe: O Brasil, o mundo e o vinho conectados e reunidos em algumas linhas! Mas as notícias da última semana (de 12-19.06) você conhece agora:

E o Oscar Tupiniquim vai para...
Primeiro de tudo, usar o “tupiniquim” para representar o Brasil está errado, não façam como eu faço. Mas para atrair vossa atenção, tive que abusar desta velha metonímia e, afinal, agora você está aqui. Deixando isso pra lá, a pesquisa promovida pelo Enoeventos mostrou que Marcelo Copello é o nome do vinho atual no país. Confira a lista completa no site. Parabéns aos indicados e aos 10 da lista. Diria mais, um oscar para todos aqueles que estão envolvidos com o vinho brasileiro, de maneira direta ou indireta, em maior ou menor escala, mas aqueles guiados por um único objetivo:  A valorização do vinho brasileiro!

Brasil + Vinexpo = Dobro das exportações
Estreantes na Vinexpo há dois anos, os jovens e vibrantes vinhos brasileiros voltam à feira em Bordeaux, na França, do dia 19 até quinta-feira (23), com sólidos resultados alcançados no período e a perspectiva de aumentar em 90% suas exportações em 2011. Que as previsões se tornem realizações...

Austrália em: A grande colheita!
Este é o filme da vida real que está passando na Austrália, que foi premiada em 2011 com uma grande colheita, com rendimentos superiores as melhores expectativas. Como tudo na vida, temos os dois lados. Neste caso, temos que lembrar deste ditado de minha autoria, recém-criado: “Não produza mais do que pode vender”. Como a colheita é muito maior do que o esperado de vendas em 310 mil toneladas, que impulsionam as exportações. Na Austrália, a palavra do momento virou: Aproveitamento.

Águas de maio
São as águas de maio, impulsionando a produção... Aquém da similaridade com uma música famosa, as chuvas de maio colaboraram muito com a manutenção de um clima propício para a plantação de uvas. Embora ainda muito dependente do verão, o clima que prevalece indica um ano positivo para grande parte da plantação mundial de uvas. Os produtores estão cautelosamente otimistas, diria assim.

India emergente!
E já que estamos falando em grandes produções, ai vem a Indía despontando como a 9ª maior produtora de uvas em todo o mundo, com colheita estimada de 18.8 milhões Kg de uvas em 2010. Está registrado.

Bordeaux diz “au revoir”
Com toda a crítica positiva e a demanda dos Bordeaux de 2010, que estão, no mínimo, cobiçados e desejados, eles entraram em um ritmo de “au revoir” para boa parte do mercado mundial. E China agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário