sábado, 30 de abril de 2011

Novos documentários: Wine From Here; The Fine Wine Games; El Camino Del Vino e Blood into Wine (trailers aqui!)

Depois das clássicas produções no mundo do vinho, como o histórico Bottle Shock (2008); o inusitado Sideways (2004); o impactante Mondovino (2004) e outras produções (in)diretas sobre o tema, como Um Bom Ano (2006), os filmes e documentários relacionados ao vinho começam a se renovar e aumentar o material sobre o tema. Abaixo listo alguns documentários que são novidade e deixo algumas informações sobre eles. Assim que tiver a oportunidade assisti-los, abra um bom vinho, regue sua taça e bom filme!

1. Wine From Here - Natural Wine in California
Este documentário tem como tema principal a produção de vinho natural na Califórnia. Na produção dos irmãos Martin Carel e Matthieu Tanguay-Carel, 14 produtores entrevistados e dão seus relatos sobre os benefícios e dificuldades associados a este tipo de produção. O lançamento está previsto para Julho de 2011, mas o trailer já está disponível e vale a pena conferir.
Para mais informações: http://winefromhere.com/ .
Assista o trailer oficial AQUI.

2. El Camino del Vino
El Camino del Vino, documentário sobre vinhos, escrito e dirigido pelo cineasta argentino Nicolas Carreras, será exibido durante a London International Wine Fair deste ano, que acontece de 17 a 19 de maio, em Londres. O filme conta a história do sommelier Charlie Arturaola, que vai a Mendoza, Argentina, participar do Masters of Food and Wine e no evento, entre glamour, estresse e correria, ele perde seu palato. 
Na busca por uma solução para seu problema ele se encontra com grandes nomes mundiais quando o assunto é vinho, entre eles Michel Rolland, que o aconselha a “limpar” seu paladar com os grandes vinhos daquela região. Então, o sommelier começa uma jornada entre vinhas e adegas, pequenas e grandes, e festas da vindima. Depois de verificar sua incapacidade de encontrar a fórmula de “melhor vinho”, sua viagem torna-se um retorno a sua essência. O documentário oscila entre comédia e drama. 
Para mais informações: http://www.elcaminodelvino.tv/


3. Blood into Wine: The Arizona Stronghold
Este filme de 2010 relata a vida de dois parceiros dispostos a fazer bons vinhos no Arizona. O filme é repleto de músicas e pitadas de comédia e, por isso, muitos críticos estão o considerando como a versão moderna do Sideways.
Para mais informações: http://www.bloodintowine.com/



 4. The Fine Wine Games
Este documentário aborda o crescente interesse da China pela região e pelos vinhos de Bordeaux. A produção, apresentada pelo Master of Wine Andrew Caillard da empresa de leilão australiana Langton’s, tem como principal objetivo mostrar o ciclo de vida das vinhas e rotina da região.
Depois da região de Bordeaux, o documentário mostrará a província chinesa de Shandong, onde a maior parte da produção vinícola do país está concentrada. O Próprio Château Lafite possui 25 hectares de vinhedo na região.
A direção de The Fine Wine Games fica por conta de Warwick Ross e co-direção por David Roach.
Ainda sem previsão de lançamento.




2 comentários:

  1. seu blog é ótimo, parabens. Rodrigo Mazzei
    www.rodrigomazzei1.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rodrigo,
    MUITO obrigado pelas palavras e pelo elogio.
    Fico muito feliz por isso, faz valer ainda mais a pena!
    Vou lá conferir o seu...
    Um grande abraço e bons vinhos!
    Gustavo

    ResponderExcluir