segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mercado brasileiro de importação de vinhos visado no exterior: perspectivas otimistas!

Wine Intelligence (WI) teve o mercado brasileiro como pauta de suas notícias na semana passada: “O Brasil emerge como importante mercado importador de vinhos.

O relatório que engloba as informações do mercado brasileiro, consumo médio e dados de importações foram compilados no material “The Brazil Wine Market Landscape Report”, publicado pela Wine Intelligence no dia 13 de Abril.
Segundo a pesquisa da WI feita com os consumidores, os brasileiros estão cada vez mais se voltando para o vinho como sua bebida preferida. O relatório conclui que aproximadamente 18 milhões de brasileiros bebem vinhos importados, ao menos, duas vezes por ano.
A pesquisa ainda mostra que, após muitos anos de lento progresso para as diversas marcas internacionais, o futuro da importação de vinhos no país é sinônimo de perspectivas otimistas, em um dos mercados emergentes mais promissores e com população aproximada de 200 milhões de pessoas.
Vale destacar que a pesquisa comenta que “o típico brasileiro ainda é um consumidor de cerveja, enquanto o vinho ainda está reservado aos ricos e profissionais urbanos, com base nas principais cidades como Rio de Janeiro e São Paulo”.
Há ainda notícias animadoras para os produtores de espumantes! A pesquisa compilou alguns dados do consumo de vinhos, mostrando que três quartos dos consumidores de vinhos importados estão também consumindo espumantes, diversas vezes ao ano, os deixando melhores colocados na lista de preferência que os rosés, por exemplo.
Outro fato importante, destacado pela WI, é que os festivais e outras celebrações continuam a ser as principais ocasiões para se beber vinho no Brasil (o que também favorece o crescimento constante dos espumantes no país).
Dirceu Vianna Junior, correspondente da WI no Brasil, comentou que: “Em meio aos altos níveis de tributação e burocracia, o Brasil não é um mercado vitivinícola sem obstáculos. Mas a economia está forte, o consumidor está confiante e ansioso para adotar os aspectos culturais do vinho. As empresas investem seu tempo, energia e recursos no Brasil, e se forem capazes de entender o comportamento do consumidor e formular a estratégia correta será recompensado.”
E fica a minha pergunta para vocês: Brasil e vinhos importados, é namoro ou amizade?
  
Para todas as informações:
Site oficial: http://www.wineintelligence.com
Brazil Wine Market Landscape Report 2011 foi publicado como parte dos relatórios da Wine Intelligence Landscapes.

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