quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Castellroig Cava Brut Nature Reserva #cbe

Mais um vinho aberto para a Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE), que teve como tema para o mês de Agosto “Um espumante Cava, de qualquer valor”. Pelo que andei acompanhando, boa parte dos confrades vai improvisar desta vez e comigo não foi diferente.
Ontem, prazo limite pra degustação, acabei passando o dia em São Paulo e fiz uma visita rápida para o meu primo. De olho em sua adega achei este exemplar bem acomodado... E, pensando bem, por que não???
E assim foi a história que levou este Cava para o balde de gelo, virando o nosso acompanhante para canapés de alho-poró, antepasto de berinjela com torradas e recordações engraçadas da família. A proposta inicial era ótima e visando esse calor que se aproxima e já tem dado o que falar, mas justamente ontem choveu o dia todo e a temperatura estava na casa dos 10 graus, fazendo com que eu realmente quisesse ter tomado este espumante no final de semana passado...
Quando colocado na taça apresentou aromas muito delicados, integrando notas de castanhas, pão tostado e aromas de torrefação até a leveza de descritores florais e cítricos. Um aroma muito interessante motivado pela perlage fina e consistente.
No paladar mostrou uma permanência moderada, equilíbrio interessante e frescor levemente contrastado pela secura marcante deste exemplar. Pouco pungente, mas acidez pronunciada.
Este Cava foi servido com aperitivos, mas eu acho que poderia muito bem acompanhar uma refeição com peixe ou mesmo uma massa com molho branco, rica em alecrim e alho poró. Ele aguentaria.
Fui pesquisar um pouco sobre o produtor e o máximo que pude encontrar é de que se trata de um produtor produz seus vinhos apenas com uvas próprias, ou seja, plantadas em sua propriedade. Consequentemente, isso o mantém mais afastado das produções exorbitantes que outras Bodegas buscam...
Bom tema, bom Cava: A minha ascendência espanhola agradece!

Dados:
País: Espanha
Região: Penedes
Produtor: Bodega Castellroig
Variedades: Macabeo, Parellada e Xarel-lo
Teor alcoólico: 12%
Importadora: Grand Cru
Valor: R$ 90.00

Nenhum comentário:

Postar um comentário