Este mês o tema da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) foi um “Vinho branco de sobremesa de até R$ 100”, escolhido pelo confrade Leonardo Araújo, do blog Viva o Vinho.
Começo fazendo a confissão de que não sou um grande conhecedor de brancos de sobremesa, mas principalmente pela falta de condicionamento e oportunidades. Tendo isso em vista, o tema deste mês foi realmente importante para me permitir provar vinhos diferentes, sendo que o escolhido foi o Tokaji Furmint Late Harvest 2008.
E para brindar este vinho que me agradou muito, hoje eu tenho que mudar a cronologia tradicional e começar pelo resultado: Surpreendente bom!!!
Na taça, este Húngaro se mostrou bem licoroso, onde os reflexos esverdeados brilhantes completavam bem sua coloração dourada, um pouco tímida. Aromas abundantes cítricos adocicados, notas florais e um toque secundário de marmelo e mel. Um vinho saboroso, onde as notas adocicadas estão bem integradas com um toque refrescante e frutado. Delicado e muito bem balanceado.
Um vinho com final longo e persistente, que combinou bem com a sobremesa da noite, um strogonoff de nozes (posso falar mais sobre isto em outra ocasião). Bela harmonização e mais um vinho bom na taça dedicada a Confraria Brasileira de Enoblogs.
Um brinde a este descobrimento.
Dados:
País: Hungria
Região: Tokaji
Produtor: Disznókó
Importadora: Grand Cru
Valor: R$ 95.00
Fico feliz que tenha gostado do vinho e da experiência.
ResponderExcluirEsses Tokay realmente são bons.
Brindes,
Leonardo
Olá Leonardo,
ResponderExcluirObrigado pela visita.
Realmente o tema foi uma boa experiência para expandir as degustações.
Grande abraço e até a próxima.
Bons vinhos,
Gustavo