segunda-feira, 27 de junho de 2011

Curtas da semana #8: Consumo mundial de vinho em alta mas produção em baixa, França vs. Itália, Brasil pelo mundo e mais!

Onde você costuma acompanhar algumas notícias do mundo do vinho? Claro, na coluna Curtas da Semana, então aí vão algumas novidades que foram divulgadas na semana passada, entre os dias 19 a 26 de Junho:

            Produção global em baixa e consumo em alta
Apesar da produção global de vinho ter sido mais baixa, foi constatado que o consumo mundial teve um leve acréscimo. Em números: o mundo vinícola perdeu cerca de 0.8% de superfície plantada em 2010, sendo que a produção atual caiu para os mesmos níveis de 1998, cerca de 263,8 milhões de hectolitros. Embora esta redução seja significativa, o setor de vinhos ainda pode continuar confiante nos consumidores, pois o consumo mundial de vinho aumentou cerca 0.4%, aingindo 238 milhões de hectolitros, quebrando a tendência descendente encontrada desde 2007. Vale ressaltar que, entre os 5 principais mercados, apenas EUA, Alemanha e China experimentaram o prazeroso sabor deste aumento no consumo...

França x Itália
Não, não se trata de uma final em nenhum esporte, mas agora é definitivo: Segundo a Comissão Europeia, no ano passado, a Itália produziu 4,96 bilhões de litros de vinho, em comparação com 4,62 bilhões de litros da França. Isso é uma queda de um por cento na produção para a França em relação a 2009, o que faz da Itália o maior produtor mundial de vinho. Além disso, a produção italiana e as exportações do vinho espumante proseco superou a da região de Champagne, em 20 bilhões de litros. As bolhas francesas estariam prestes a estourar?

Bordeaux escoando...
Os vinhos Bordeaux da safra de 2010 estão escoando, ou seja, vendendo tudo e rapidamente! Como costumo dizer, acho que tudo isso tem a ver com o apelo triplo destes vinhos:
1. Qualidade: inquestionável
2. Escassez: são liberados uma vez por ano, o que aumenta sua concorrência
3. Produção: a maioria dos grandes vinhos da região são feitos com uvas de videiras de mais de 100 anos de idade, históricas e exigentes quanto ao clima e condições ambientais
A procura é alta e a concorrência ainda maior. Quem são os maiores compradores, acho que não preciso nem dizer: China!

Brasil pelo mundo
A Vinexpo - que se realiza em anos alternados entre Hong Kong e Bordeaux - encerrou, depois de 5 dias, na cidade francesa, com os organizadores afirmando que receberam 48.000 profissionais durante o evento, 3% a mais do que a última edição por lá realizada, em 2009.
Ao terminar a 30ª edição da maior feira de vinhos do mundo, as conclusões imediatas são que consumidores do Canadá, China e Suécia encontrarão mais vinhos brasileiros em suas prateleiras; o consumo de vinhos deve aumentar na Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá; e a Ásia deve se tornar um importantíssimo mercado.
Enquanto isso, consumidores de 10 países de todas as partes do mundo, incluindo China, Suécia, Bélgica e Canadá poderão experimentar as novas safras das vinícolas brasileiras, país que é o 5º maior produtor de vinhos do hemisfério sul. México e Venezuela também importarão vinhos brasileiros pela primeira vez.
Vai Brasil!

A nova classificação de St. Emilion
A nova classificação de St. Emilion foi finalmente assinada pelo governo francês. Todos os chateaux, incluindo os tops, grand cru e grand cru classe serão provados às cegas e todos os vinhos serão avaliados pelo sabor, terroir, parcela de mercado e sua reputação. Nova classificação em andamento...

Bons vinhos a todos...
Até a próxima!

2 comentários:

  1. E ae Gustavo,
    td bem?
    muito bom, sou fã do curtas da semana, muito bom mesmo.
    Estou na expectativa, quero so ver a nova classificação.
    Falei de você e do seu blog no meu ultimo vídeo...eheh não sei c viu.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala Alexandre!!! Tudo bem?
    Mais uma vez, obrigado pela visita!!! De verdade...
    Vi o vídeo do charuto, apesar de não ser apreciador deu até vontade!!! rsrsrs
    Obrigado pela lembrança lá no seu vídeo e pela força de sempre.
    Parabéns pelos seus vídeos.
    Bons vinhos, sempre.
    Gustavo

    ResponderExcluir