Prezados colegas e todos que acompanham o Histórias e Vinhos, como toda segunda-feira (apenas a diferença de que o frio já pede um belo vinho tinto pra esquentar), aqui vai mais um “Curtas da Semana” pra vocês, com algumas novidades e curiosidades do mundo do vinho, cobrindo o período de 29 de maio a 05 de junho.
Uma pequena nota: o “Curtas da semana” está realmente curto hoje, igual o tempo deste blogueiro de horas livres que vos escreve...
Acompanhe:
Em pauta: O vinho
O workshop “Impacto das Redes Sociais no Mercado do Vinho” reuniu os representantes do setor a especialistas em novas mídias no Farina Park Hotel, em Bento Gonçalves. O evento, realizado no dia 03 de Junho, foi composto por palestras de diversas feras do ramo e, ao final do dia de trabalho, uma bela degustação com dois grandes vinhos nacionais reuniu os blogueiros e profissionais da área. Detalhe: degustação virtual, para todos que quisessem participar. Um brinde a eventos deste porte e com estes objetivos. Quando o assunto é vinho, o detalhe é a inovação.
2011, um ano ruim para o vinho?
O jornal Santa Rosa Press Democrat divulgou na semana passada que em diversos lugares do mundo, como por exemplo na Califórnia, o tempo chuvoso está causando um grande estrago no plantio de uvas. Os enólogos que trabalham em regiões afetadas por este excesso de água passam por momentos delicados. No norte da Califórnia, as mais atingidas são a Chardonnay e a Pinot Noir. Se em junho continuar assim, o resultado é uma produção baixa de uvas. Em outras matérias, coloquei aqui outros problemas previstos para 2011. E agora? Esperar, pra ver...
Milhões de motivos
Leilão em Napa resulta em $7,3 milhões de motivos para comemoração! Em 31 anos de ações como esta, a marca ultrapassa a casa dos 100 milhões de dólares, haja cifra! Os lotes arrematados mais importantes para o evento e o valor de aquisição:
1. Staglin Family and Chiarello Family: $600,000
2. Chappellet Vineyard: $400,000
3. Bond: $240,000
4. Opus One: $180,000
5. Rombauer Vineyards: $160,000
6. Shafer Vineyards: $160,000
Vale lembrar que a estes valores estão inclusos visitas as vinícolas, jantares harmonizados e outras regalias preciosas que justificam o preço do arremate.
Bebidas alcóolicas privatizadas
A pergunta que não quer calar: Privatizações nas vendas de algumas bebidas alcoólicas, como o licor, podem aumentar seu consumo? A Pensilvânia está privatizando a venda de bebidas alcoólicas com um velho argumento, apoiado por uma nova perspectiva. O governo acredita que, quando a venda é privatizada, o consumo pode subir. “Em parte é porque você tem mais pontos de vendas, e em parte porque as lojas ficam abertas por mais tempo, há mais esforços com marketing e incentivos para vender mais e, consequentemente, aumentar os lucros”. Pessoal, reparem nestes resultados: EUA, Canadá e diversos países europeus verificaram que a privatização pode levar a um aumento de 50% no consumo de bebidas. A Pensilvânia quer gerar receita. A Pensilvânia quer privatizar o vinho.
Crise de identidade
É isso mesmo, as uvas também têm seus problemas de personalidade. Agora a Syrah passa por uma crise de identidade na Califórnia, principalmente porque o plantio excessivo desta variedade desde o final dos anos 1990 resultou em vinhos abaixo do ideal e uma certa confusão por parte dos consumidores. A explosão da Syrah foi excessiva. Coitada.
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