terça-feira, 12 de abril de 2011

Decanter.com anuncia: Os Bordeaux 2010 da margem direita estão “mais frescos que os de 2009”

“Os taninos e a excelente fruta da safra de 2009 foram o maior atrativo, mas a 2010 talvez traga uma qualidade mágica: a acidez”

Segundo a matéria publicada pelo “Decanter” Adam Lechmere, a qualidade global dos vinhos St. Emilion e Pomerol está muito alta na safra de 2010 de Bordeaux, mas se estão melhores ou não que a de 2009 ainda é um ponto discutível...
            Os críticos da prestigiada revista passaram, recentemente, o dia na margem direita de Bordeaux fazendo degustações (um trabalho muito árduo e triste, não?!) e consideraram que a maioria dos vinhos frescos, com boa acidez e muito bem estruturados. Mas é claro, ressaltam que ainda é muito cedo pra dizer se realmente esta safra está melhor que a anterior.
Outro crítico, James Lawther, discute que será uma escolha difícil, pois a safra de 2009 foi muito bem aclamada e acrescenta que “os taninos e a excelente fruta de 2009 foram o maior atrativo, mas a safra de 2010 talvez traga uma qualidade mágica: a acidez”. O que, segundo ele, poderão resultar em vinhos mais clássicos e com maior potencial de guarda, mas que muito ainda deve ser avaliado... E eu me pergunto, por se tratar de Bordeaux, como alguém poderia se cansar de fazer provas e degustações?
            Lawther sublinha uma coisa importante: “Estes vinhos ainda vão para os barris, o que vai ser um ponto crítico para a sua qualidade final. Caso seja utilizado muito carvalho, o vinho poderá perder seu balanço refinado...”.
            Na margem direita, a palavra-chave agora é Controle. Como as propriedades têm um solo argiloso, retiveram bastante água durante o verão seco da temporada, o que resultou em Merlot muito aromatizados e os enólogos estão atentos, pois devem cuidar minuciosamente da extração para tirar o máximo, mas somente o necessário.
            E agora já apontam as primeiras notícias sobre a qualidade dos Merlot da região. Stephan von Neipperg, do Chateau Canon la Gaffeliere, adiantou a Decanter que “o Merlot está excelente, com concentração e qualidade excelentes”. Como ele mesmo disse “a safra de 2010 foi ótima para os preguiçosos, pois o verão colaborou com os trabalhos no campo, mas o grande problema mesmo foi cuidar da extração”.
            Enquanto a extração foi a chave do trabalho em Bordeaux, nós ficamos aqui torcendo para que esta safra seja ótima e, claro, que possamos ter acesso aqui no Brasil (a preços honestos).
            E fiquem atentos, em breve a Decanter.com publicará o relatório completo dos pontos e notas da degustação, que será divulgado aqui no Histórias e Vinhos!!!



Citados neste texto:
Decanter: www.decanter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário