A tendência de
celebridades se lançarem a aquisição de vinhedos e lançamento de vinhos não é um
fenômeno recente, mas hoje em dia podemos dizer que o vinho sobe aos palcos, faz
gol de placa, está na televisão, no cinema e por aí vai. Tudo bem que, se
pensarmos bem, não de forma direta mas com cada nova celebridade que se lança no
mundo do vinho.
Isso nos remete a uma analogia
óbvia dos filósofos e generais gregos e romanos que, antigamente, eram donos de
vinhas e utilizavam todo o resultado liquido para seu consumo próprio.
O fato deste grande
aumento de celebridades lançando marcas de vinho e produtos próprios está
relacionado a alguns fatores, o primeiro deles é a grande quantidade de
dinheiro disponível para investimentos que tornam o investimento em uma adega,
vinhas e cadeia produtiva acessível. Depois podem entrar ainda benefícios da divulgação
de seu nome em outros meios e o fato do negócio ainda oferecer alguns benefícios
fiscais. E claro nestes tópicos ainda se deve considerar o gosto e prazer pelo
vinho. Aliando tudo isso, não nesta mesma ordem, pronto: Mais um vinho lançado,
com uma garrafa em forma de caricatura...
Enquanto algumas
celebridades como o músico britânico Sting, o casal Brad Pitt e Angelina Jolie,
o ator Johnny Depp, o jogador de futebol David Beckham, que são proprietários
de vinhedos e vinícolas exclusivamente para o uso pessoal, outras encaram tudo
isso como o desafio de uma nova empresa e tentam alavancar seu nome como uma
ferramenta de venda na indústria do vinho. Atualmente, muitas celebridades têm
em suas vinícolas empreendimentos altamente rentáveis. Em 2007, por exemplo, o
site Nielsen divulgou uma matéria mostrando que a venda dos vinhos de
celebridades foi alavancada em 19% quando comparada aos anos anteriores.
O grau de envolvimento
de cada um na vinícola e produto final é variável. Em grande parte dos casos há
apenas a colaboração com um produtor já estabelecido na indústria, fazendo o
chamado “venture”. Diversos exemplos se encaixam nesta relação, um exemplo
disso é o ex-jogador de futebol americano Joe Montana que, associado ao
produtor Ed Sabragia, fica responsável pela decisão final sobre a “visão” geral
do vinho e com a sua divulgação em feiras e eventos, enquanto o outro faz,
podemos assim dizer, o vinho! Acreditem, tem até locutor esportivo e outros por
ai que se também se enquadram nesta classe...
Outras celebridades
entram unicamente com seu nome, durante um período de tempo ou para uma marca
específica. O músico Carlos Santana é um exemplo disso, que em parceria com a
vinícola Champagne GH Mumm criaram um espumante em 2007, intitulado Santana
DVX. Eu é que não gostaria de prová-lo, se o vinho fizer tanto solo como ele
não há combinação que valha! Caso rápido: o vinho é lançado, entram os
royalties para o músico que “emprestou” seu nome e imagem, e acabou, sobem os
créditos. Bob Dylan, o famoso músico participou de um acordo semelhante com a
marca italiana Fattoria Le Terrazze. A adega usou seu nome, imagem e até arte
de seu álbum (Planet Waves, 1974) para dar cara ao vinho. Mais recentemente, em
2009, o chef Gordon Ramsay deu permissão a uma vinícola de Bordeaux para usar
seu nome, sem royalties, para comemorar o lançamento de um vinho sua décima
vindima.
Outro exemplo de
enquadramento fica por conta do diretor Francis Ford Copolla, que tem sua
história enraizada no mundo das vinhas sendo que a vinificação é uma longa
tradição familiar.
Mais um nome que deve
vir a cabeça de muitos é o do ator Gérard Depardieu, que já tem uma longa e
conhecida história com o vinho, sendo que sua parcela está investida no Château
de Tigne (Anjou, Vale do Loire, França). Até mesmo no renomado documentário “Mondovino”
seu nome é citado em meio ao dos enólogos que dão seus relatos na produção.
O
badalado jogador Leonel Messi também acaba de entrar para a indústria vinícola.
O jogador foi escalado pela vinícola argentina Bodega Valentin Bianchi para lançar
um vinho com seu nome. Os benefícios arrecadados pela estrela serão destinados às
causas sociais da fundação de Messi. Gol de placa ou vinho de qualidade?
A
“popstar” Fergie, do grupo Black Eyed Peas, já está finalizando a compra de
uma vinícola na Califórnia e preparando o lançamento da sua marca. A atriz Drew
Barrymore fez o mesmo pouco tempo atrás na Itália e não podemos nos esquecer do
rockeiro Lemmy do Motörhead.
Mais algumas
celebridades no mundo do vinho? Não são poucas, o vinho já passeou pela fórmula
1 com Jean Alesi (investimentos Côtes-du-Rhône, França), na telinha com Antonio
Banderas (Anta Banderas, Ribera Del Duero, Espanha), nos palcos com o músico
Dave Matthews (Blenheim Vineyards, Virginia, USA) e está por ai com tantas
outras.
De fato, alguns entram
neste mundo porque podem e outros porque realmente gostam. Se pensarmos bem, isso
não resume bem o mundo do vinho?
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